TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DE ALFABETIZAR LETRANDO

Trabalho Universitário: PROCESSOS DE ALFABETIZAR LETRANDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  6.165 Palavras (25 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 25

PROCESSOS DE ALFABETIZAR LETRANDO

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso Licenciatura em Pedagogia – Trabalho de Graduação

25/10/13

RESUMO

O resumo só pode ser elaborado depois de concluído o trabalho e constitui-se de uma breve explanação de todo o trabalho. Normalmente, o resumo não excede 900 caracteres (15 linhas ou 150 palavras). O resumo deve ser uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto.

Palavras-chave: ......................; .........................; ..............................

1 INTRODUÇÃO

São inúmeros os desafios vivenciados nos últimos tempos para que todos os alunos tenham direito à uma educação de qualidade. Aprender a ler e escrever é um direito que todos possuem, e deve ser garantido por meio de uma prática pedagógica que tenha como princípio alfabetizar letrando.

Assim sendo, é de fundamental importância entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento. Pois sabe-se que alfabetizar letrando é um grande desafio para os educadores que desejam uma educação de qualidade para seus alunos. Todavia faz-se necessário estudar essa importante área na educação.

A situação de nosso país nas últimas décadas, com relação aos índices de analfabetismo, é muito preocupante, muito se discute, mas pouco é feito. Um dos maiores desafios hoje é “Como alfabetizar letrando”. Para conseguir isso, antes de qualquer coisa é preciso conhecer e entender o processo de alfabetização e de letramento.

Pesquisar, refletir e buscar compreender o processo de alfabetização constitui-se em um exercício desafiador e de constante pesquisa no âmbito educacional. O processo de alfabetização e letramento ocorre durante toda a escolaridade e tem início antes mesmo da criança ingressar na escola.

Assim sendo, a pergunta norteadora que se pretende compreender é “Como se dá o processo de alfabetização e letramento?”.

2 IMPORTÂNCIA DE ALFABETIZAR LETRANDO

Na sociedade atual, as práticas sociais são realizadas entre as pessoas por meio da linguagem e baseadas no letramento, mesmo sem saber ler e escrever sabem a função social da escrita. Alfabetizar letrando significa realizar uma prática pedagógica que envolve não só a apropriação do sistema alfabético, mas também, o seu funcionamento nas práticas sociais de leitura e escrita.

Alfabetizar e letrar têm funções essenciais para que o aluno inicie sua caminhada, não basta apenas alfabetizar é preciso utilizar práticas de letramento, fazendo com que o aluno consiga utilizar a leitura e escrita em seu convívio social.

A alfabetização e letramento são processos interligados, muito discutidos na educação atual. Existem crianças que sabem ler, porém não são capazes de compreender um texto, sabem escrever palavras e frases, mas não são capazes de escrever uma carta ou um bilhete para se comunicar, logo estas crianças são alfabetizadas e não letradas.

Da mesma forma existem pessoas que são consideradas letradas e não são alfabetizadas, mas fazem o uso da leitura e escrita em seu cotidiano.

Um adulto pode ser analfabeto, porque marginalizado social e economicamente, mas se vive em um meio em que a leitura e escrita tem presença forte, se interessa em ouvir a leitura de jornais feita por um alfabetizado, se recebe cartas que outros lêem para ele, se dita cartas para que um alfabetizado as escreva, [...] se pede a alguém que lhe leia avisos ou indicações afixadas em algum lugar, esse analfabeto é, de certa forma, letrado, porque faz uso da leitura e de escrita. (SOARES, 2003, p.24).

A criança letrada é aquela que consegue, além de ler, compreender e produzir textos, por isso faz-se necessário que o professor seja mais que um simples alfabetizador, deve ser acima de tudo um bom letrador, sabendo da importância do letramento na formação do aluno, em suas práticas sociais de escrita na sociedade em que vive.

É preciso desenvolver uma prática pedagógica onde leve os alunos a se depararem com situações reais de leitura e escrita, a organização desse trabalho precisa levar em consideração os conhecimentos prévios das crianças com o mundo da escrita em seu ambiente familiar, social e escolar.

Dessa forma, o professor necessita ser um atento pesquisador dos saberes que o aluno possui – saberes que obteve de sua vida, suas emoções, de suas brincadeiras, suas relações com o outro e o mundo – e fazer dos mesmos “ganchos” para os temas que ensina. [...] a aprendizagem significativa, começa com a coleta do que o aluno sabe (ANTUNES, 2001, p.17).

O educador deve criar contextos significativos, para trabalhar com temas de interesse do aluno, sem deixar de trabalhar a diversidade de textos dentro desse contexto, e ampliando os conhecimentos a cada dia, sem perder de vista os objetivos que se pretendem realizar.

Não devemos esquecer que a escola deve proporcionar o contato com a leitura e escrita, construindo situações e relações em que se façam presentes significativamente para os alunos.

3 PROCESSOS DE ALFABETIZAR LETRANDO

O processo de letramento tem inicio desde que a criança nasce e é inserida em uma sociedade que faz uso da escrita. Esse processo de letramento começa a partir do momento em que a criança convive com pessoas que fazem uso da língua escrita, e que vive em um ambiente rodeado de material escrito. Dessa forma ela vai assimilando práticas de leitura e escrita.

O processo de alfabetização inicia antes mesmo de a criança chegar à escola, mas não basta apenas saber ler e escrever, é preciso saber como utilizar a leitura e a escrita em situações da vida em sociedade.

Porque alfabetização e letramento são conceitos frequentemente confundidos ou sobrepostos, é importante distingui-los, ao mesmo tempo em que é importante também aproximá-los: a distinção se faz necessária porque a introdução, no campo da educação, do conceito de letramento tem ameaçado perigosamente a especificidade do processo de alfabetização; por outro lado, a aproximação é necessária porque não só o processo de alfabetização, embora distinto e específico, altera-se e reconfigura-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com