TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classes Sociais

Exames: Classes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PAN AMAZÔNICA – FAPAN

CURSO DE DIREITO - FÊNIX

ECONOMIA

LUAN WANDER FERREIRA OLIVEIRA

WALTER RESENDE DE ALMEIDA JUNIOR

RENATO AMORIM FERREIRA

WIANNA MARTINS

ROVANY DE SOUZA SANTOS

YASMIN ENGELHE DA PENHA

LORENA RAMOS

PÂMELA CASTRO DA SILVIA

CLASSES SOCIAIS

Resenha sobre o Vídeo “Classes Sociais”, apresentada ao Curso de Direito da Faculdade Pan Amazônica – Fapan, da Disciplina de Economia, orientado pelo Professor Adrian Oliveira.

BELÉM/PA

2014

O filme começa nos mostrando a vida desde os princípios do seres humanos (Homo sapiens) ao nascer. Algumas crianças serão mais sucedidas do que outras, diferenciando-as por classes sócias (Baixa, média e alta), pois é muito difícil destruir as barreiras na nossa sociedade, os seres humanos sempre sonharam com uma sociedade igualitária, onde simplesmente todos são iguais.

Isso de fato acontecia nos princípios da vida, mas foi mudando no decorrer dos séculos. O que mais proporcionou tal acontecimento foi na agricultura, onde o mais forte comandava a sua tribo, e daí começou a explorar os camponeses, contudo, no Egito antigo os camponeses mantêm a “sobrevivência” por meio da agricultura e os escravos trabalhavam nas construções de pirâmides e templos, onde os Faraós (grandes sacerdotes, homem de posses), era o líder deles. Muitas vezes havia conflitos entre essas classes, como tem até hoje, mais os “grandes” ainda conseguem sair na vantagem, por terem mais poder aquisitivo.

O vídeo Classe Sociais, nos mostra o começo de cada era antepassada, nos mostrando como as classes sociais surgiram no decorrer dos séculos e como ela está hoje no século XXI, passando por varias etapas da vida, e que conseqüentemente, podemos notar um grande preconceito a respeito disso e que será mais bem explicado adiante.

Antigamente, as pessoas viviam em uma sociedade que era sustentada pela natureza, onde o que eles precisavam, eles iam caçar pescar ou colher frutos. Com o passar dos anos as pessoas, ou melhor, dizendo os primatas foram mudando a forma de sua sustentabilidade, e a agricultura foi um dos fatores preponderantes para tal mudança.

A relação da agricultura com o homem alterou as relações humanas, foi nela que começou a produção em excesso, a exploração do homem pelo homem e a formação das classes sociais, que apesar de ter sido criado há muito tempo atrás, infelizmente até hoje existe, trazendo grandes questões a serem discutidas, a respeito disto.

Atualmente, não existe sociedade igualitária e apesar de todos os esforços de Britânicos para reduzir horas de trabalho e aumento salarial, do esforço do grande socialista Karl Marx para fazer a revolução socialista (que infelizmente não conseguiu), e sem falar na Revolução Industrial, que foi uma das maiores revoluções que o mundo já viu, e apesar de tudo isso ainda existe uma grande desigualdade social, onde os ricos (classe alta) são beneficiados e os pobres (classe baixa) são explorados e muitas vezes excluídos da sociedade.

Alguns fatos importantes da luta de classes sociais começaram no século XIX, onde os camponeses abandonaram o campo para ir para a cidade, indústrias passa a aceitar indiscriminadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com