TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classes Sociais

Exames: Classes Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2013  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4

Classes sociais

Conceito de Karl Marx

Classe social: para Marx, classe social é definida objetivamente pela posição que a pessoa ocupa na estrutura de produção. No modelo puro só existem duas opções possíveis: ou a pessoa possui os meios de produção e pertence à classe capitalista ou não possui e pertence à classe operária. Não é a renda que determina a posição da pessoa na hierarquia social, é a posição da pessoa na estrutura de produção que determina sua faixa de renda.

Mercadoria: não é a mesma coisa que produto ou bem; é o produto que se destina à troca no mercado. Uma sociedade que produz para o autoconsumo não produz mercadorias, mas bens ou produtos. No capitalismo tudo se torna mercadoria, inclusive a força de trabalho.

Trabalho produtivo: Marx discorda de Adam Smith quanto a este conceito. Para Adam Smith, trabalho produtivo é aquele que produz bens materiais vendáveis que sobrevivem ao processo de criação. Os serviços não são produtivos. Para Marx, trabalho produtivo é aquele que é comprado com o capital-dinheiro, sendo capaz de criar um excedente (lucro), ou seja, todo e qualquer trabalho capaz de criar mais-valia.

A teoria do valor

A teoria do valor de Marx é um refinamento da teoria de valor-trabalho da escola clássica. Marx chegou a conclusão de que TRABALHO era a essência de todo valor. Para ele, valor era o objetivo da propriedade de cada e toda commodity. E isto deveria estar ligado a algo mais substancial que as forças “superficiais” da oferta e procura no mercado.

Para entendermos melhor esta teoria devemos esclarecer alguns conceitos:

Valor de uso: capacidade de um bem responder a necessidades específicas. O valor de uso é a serventia de um bem.

Valor de troca: qualidade de um bem ser equivalente a outro com o qual pode ser trocado.

Os bens têm diferentes valores de uso, mas devem ter o mesmo valor de troca para serem trocados. Mas, como medir esta igualdade? A quantidade de trabalho incorporada a estes objetos é a medida em termos de tempo de produção, ou seja, o valor de uma mercadoria é igual ao tempo de trabalho socialmente necessário para produzi-la.

Classe social: Marx

A definição de classe social, tal como vemos, hoje, é segundo a ótica de Marx. Ele separava as classes pelo seguinte aspecto: a relação dos donos do capital e os vendedores de força de trabalho, que é o patrão e o proletariado. Em nossa sociedade, as demais classes, independente da situação econômica, partilham de um mesmo objetivo corriqueiro: lucrar.

Essa ideia é a raiz do capitalismo, a oferta e a procura, que geram a concorrência, promovendo a liberdade econômica de escolha, mas que tudo ao final se resume em ganhar dinheiro para o gozo do consumo dos diversos bens materiais, lazer e etc. Os que têm mais recursos são considerados como classe dominante, devido não só à influência, mas ao poder dado ao dinheiro. Já os que possuem menos são a classe dominada, grosso modo, os engrenagens dessa máquina chamada de capitalismo.

De acordo com a história e os preceitos de Karl Marx e Friedrich Engels, a origem da humanidade está fundamentada tão somente na luta de classes. Tal luta se deu no decorrer dessa linha do tempo, em que os burgueses oprimiam os proletariados. Quando surgiu a ideia de propriedade privada e dos meios de produção, a sociedade começou a ser desmembrada em classes, que foram as duas já mencionadas anteriormente. Dessa forma, o capitalismo está ligado diretamente com as classes sociais.

A divisão de classes sociais na sociedade, segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com