TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Amor De Perdição

Artigos Científicos: Analise De Amor De Perdição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 3

Tempo

Os acontecimentos desenrolam de forma linear e em ordem cronológica. O Narrador começa com um recuo no tempo, para apresentar toda a história do enredo. “...Já lá se vão cinquenta e sete anos...”. A cronológica inicia-se com o casamento do pai de Simão. Há marcação do tempo com datas, o que reforça a veracidade dos acontecimentos, ex. “... a 17 de Março de 1807, saiu dos cárceres...” Outro fundamental marcador temporal são as cartas trocadas entre Teresa e Simão. As cartas e as datas além de marcar o tempo, contribuem para realçar todo o teor histórico e documental que garantem a realidade dos factos.

Espaço

O espaço em a obra acontece é Portugal no século XIX. A maioria das cenas ocorrem em Viseu, Coimbra e Porto.

Os espaços de Teresa e de Simão são fechados.

Mesmo em Viseu, ambos não se acham em liberdade. Ele por se manter escondido, ela por ficar enclausurada em casa. Na cidade do Porto essa falta de liberdade é mais acentuada, pois Simão fica na prisão e Teresa no Mosteiro de Monchique.

O espaço só se abre, definitivamente, com a morte dos protagonistas.

Foco Narrativo

Temos a predominância de uma narração em terceira pessoa com narrador omnisciente. Isso se dá quando o narrador-autor descreve os a fatos ocorridos com as personagens.

Essa omnisciência é do tipo intrusa, já que o autor não se limita apenas em revelar os sentimentos e comportamentos das personagens; ele também interfere para julgar ou ponderar, mostrando comoção ou indignação, que se faz tendenciosa ao defender o ponto de vista dos apaixonados.

“... Não era sobressalto do coração apaixonado, era a índole arrogante que lhe escaldava o sangue...”

Contudo, não podemos ignorar a narrativa que se faz em primeira pessoa. Como podemos observar já no início dessa obra quando o narrador revela que aquilo era “... a triste história de meu tio paterno Simão Botelho... .”

Nessa obra temos múltiplos narradores, como por exemplo, as cartas de Simão e Teresa, as quais são apresentadas em primeira pessoa.

Deve-se lembrar ainda que o autor da obra Amor de Perdição preocupa-se em transcrever documentos para dar autenticidade à história. Essa preocupação é um recurso muito usado por autores Românticos no intuito de envolver o leitor e comovê-lo.

Linguagem

A linguagem apresentada pelas personagens é bastante popular, de fácil entendimento, ao estilo dos folhetins. Podemos notar essa semelhança no direccionamento que o autor faz ao público feminino, “...a leitora se lhe dissessem em menos de uma linha a história daqueles 18 anos choraria...” Há ainda um contraste na linguagem dos personagens.

Camilo respeita as diferenças sociais de cada personagem: para os mais simples usa-se de uma fala viva e espontânea; por outro lado aos registrar a fala dos burgueses utiliza uma linguagem rebuscada.

Essa obra é uma das mais importantes da Segunda geração romântica, pois consegue reunir o ideário ultra-romântico. A ideia da morte o amor impossível,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com