TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Casos: Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  4.928 Palavras (20 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

A experiência aqui relatada aconteceu na Escola municipal João Paulo Da Cruz, situada á Rua João Silveira da Costa - Vila Esperança em Santa Rita do Araguaia –GO. em uma turma de 5º ano. Nesta turma estudam 19 crianças. diversificadas, tanto na idade dos estudantes, como também nas classes sociais, havendo uma maioria de baixa renda e filhos de pequenos agricultores da região.

O estágio supervisionado na Educação Infantil, é um instrumento de pesquisa e reflexão que orienta a ação do aluno no sentido de superação da reprodução da ação pedagópgica . È essencial que o estágio seja concebido e vivenciado a partir da sua contextualização histórica cultural e social.

O estágio é um momento para nós de oportunidade e de podermos vivenciar novas experiências, que serve para preparação e inserção ao mercado de trabalho. O estágio supervisionado possui um papel de grande importância na formação inicial do professor e pedagogo por promover vivências diversificadas no âmbito escolar.

O presente projeto trata-se Aulas interdisciplinares envolvendo Artes, que serão inseridos os conteúdos específicos da educação infantil, levando ao desenvolvimento afetivo e cognitivo da criança.

Entendemos a importância das aulas interdisciplinares, porém ainda é um tema que para os professores, parece um campo a ser explorado e desvendado. Pois neste processo estabelece o encontro com o novo, e esta atitude requer a transformação de metodologias já dedicadas e estabelecidas na história de vida de cada sujeito-professor.

O ensino de artes vem passando por importantes transformações metodológicas e conceituais, processo artístico, que é sem dúvida, o contato mais direto que nossos alunos têm com a arte, possibilitando a experimentação das linguagens artísticas no cotidiano escolar.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O referente estagio esta organizado em três momento, observação, planejamento e intervencão que terá a carga horaria total de 100 horas (cem horas), nos anos iniciais do Ensino Fundamental e deve se realizado em turmas de 1º ao 4º ou 5º anos, se for o caso do Ensino Fundamental de 9 anos.

As 52 horas totais em atividades realizadas na Instituição de Educação Infantil, e as 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

Todas as etapas previstas deverão ser desenvolvidas em uma Instituição da rede pública ou privada. A instituição deve atender o aluno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A Instituição escolhida pelo acadêmico para o desenvolvimento do estágio, deverá, realizar junto à UNOPAR o seu Convênio. Sem o Convênio de Estágio entre a Instituição e a Unopar, o(a) aluno(a) ficará impedido de realizar seu estágio, ou o estágio realizado não será validado pela UNOPAR.

De acordo com a exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim, o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola municipal João Paulo Da Cruz, situada á Rua João Silveira da Costa - Vila Esperança em Santa Rita do Araguaia –GO. foi inaugurada em Dezembro de 1989, a mesma é mantida pela prefeitura.

Os cursos ofertados são 1o ao 50 ciclo do ensino fundamental l e do 60 ao 90 ano do ensino fundamental ll, acredita-se que a estrutura curricular mais adequada a esta concepção seja a de Ciclos de Aprendizagem, por algumas razões que passaremos a descrever:

A noção de Ciclo é pedagogicamente funcional por corresponder melhor a evolução da aprendizagem de crianças e adolescentes, e prever avanços na aprendizagem de competências específicas mediante uma organização curricular mais coerente com a distribuição dos conteúdos ao longo do período de escolarização, com carga horária de 200 dias letivos.

A clientela atendida por esta instituição de ensino é heterogênea, ou seja, possui desde crianças da classe média até crianças atendidas por programas assistenciais governamentais.

A Escola busca criar sua identidade como instituição de ensino na inter-relação entre os múltiplos segmentos que a compõem, num constante processo de aperfeiçoamento, cujo enfoque prioritário encontra-se na aprendizagem para superar o fracasso escolar.

Os currículos são organizados por disciplina, por área do conhecimento, livros didáticos e trabalhando proposta de interdisciplinaridade, adequando sempre a realidade cultural e social.

Atividades como gincana da escola visando arrecadar alimentos para a festa junina, arrecadação de materiais recicláveis que polui o ambiente aos arredores da escola como forma de conscientização e jogos em geral (vôlei, futebol, perguntas e respostas, danças e etc.)

A avaliação é parte integrante do processo ensino-aprendizagem, cuja função é de auxiliar o professor a tomar decisões sobre seu trabalho. A escola trabalha com avaliação formativa a qual é um elemento indissociável da ajuda pedagógica que os professores proporcionam aos alunos, a fim de que as aprendizagens por eles realizadas sejam tão significativas quanto possíveis.

Os profissionais que atua na instituição são formados em Pedagogia, Letras, Matematica, Geografia e Historia.

A estrutura da escola está em bom estado de conservação, cotendo 2 pavilhões, 10 salas no total, 2 banheiros para alunos, 1 para professores e 1 para funcionarios, as salas são amplas e arejadas com rampas de acesso e banheiros adaptados para as crianças.

2 ROTINA OBSERVADA

Meu estagio aconteceu na escola municipal João Paulo Da Cruz. A rotina A presente escola funciona no periodo matutino, com entrada as 07:00 e saida as 11:00 e vespertino com entrada às 13:00 e saída às 17:00, pois a maioria é da zona rural, de segunda a sexta, e atende crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano e 60 ao 90 ano), a turma em que realizei a intervenção foi o 50 ano Ensino Fundamental.

Uma vez por semana eles tem atividades de educação fisica e recreação,é organizado um dia para cada sala no laboratorio de informatica, as professoras utilizam o livro didático como suporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com