TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Resenha: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, a escola é a instituição especializada na educação de novas gerações. Sua finalidade específica consiste em colocar à disposição dos educandos, mediante atividades sistemáticas e programadas, o patrimônio cultural da humanidade.

Dizemos que esse patrimônio, no que consiste de mais importante, esteja concentrado nas matérias escolares, entretanto nem sempre isso acontece, visto que o currículo escolar, geralmente, não inclui as experiências humanas das diferentes referências culturais, mas apenas aquelas que mais interessam aos grupos dominantes e representam um padrão de comportamento e de civilização a ser seguido. Na escola encontramos sujeitos de diferentes classes, étnicas, sexo, idade, que estão em constante relação social.

Esse é, portanto, um microcosmo social para que podemos tentar olhar, descrever e interpretar, ou seja, trata- se de um bom lugar para realizarmos uma etnografia, uma descrição detalhada do cotidiano da escola para conhecer melhor quem são os sujeitos, quais as relações, quais os lugares e quais as pessoas que ocupam.

Etnografia da escola torna-se uma tarefa complexa e, ao mesmo tempo, muito interessante, na medida em que ela revela a realidade da escola.

A Antropologia tem como objeto de estudo a região, a guerra, os costumes alimentares, a organização política, a vida sexual, o parentesco entre outros aspectos do comportamento humano. É a área mais ampla da Antropologia e seu campo de estudo abrange o ser humano como um ser cultural, isto é, como um ser que produz cultura, no tempo e no espaço.

Os pesquisadores observam povos de culturas muitas vezes diferentes da sua e procuram revelar, através da descrição dessas culturas, as concepções de tais povos, o que são eles, o que pensam que estão fazendo em suas ações históricas e com que finalidades o fazem.

Viver entre nativos, acompanhar seu dia-a-dia, esse procedimento implica participar da vida da aldeia, esperar pelos acontecimentos festivos ter interesse pessoal pelo que os nativos dizem e fazem e pelos pequenos acontecimentos na aldeia; deve efetuar a coleta, o registro e a manipulação dos dados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com