TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Textual

Trabalho Escolar: Análise Textual. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 7

Incoerência semântica

A casa que desejo comprar é bastante jovem.

Essa frase é incoerente quando levamos em consideração o significado da palavra jovem.

Embora tenha o sentido de coisa nova, o vocábulo jovem só é empregado para caracterizar seres humanos; e não seres inanimados, como é o caso de casa.

Para essa caracterização, a palavra nova seria mais apropriada, concorda?

Incoerência sintática

As pessoas que têm condições procuram o ensino particular, onde há métodos, equipamentos e até professores melhores.

Apesar de haver comunicabilidade, já que possível compreender a informação, a coerência desse período está inadequada.

Ela poderia ser restabelecida se fosse feita uma alteração: a troca do pronome relativo onde, específico de lugar, para no qual ou em que (ensino particular, no qual/em que há métodos).

Incoerência estilística

O ilustre advogado observou que sua petição não prosperaria, haja vista seu cliente ter enfiado o pé na jaca.

Imagine iniciar uma fala, em um contexto formal, com palavras mais “sofisticadas” e depois misturar com uma forma de linguagem bem popular, usando gírias.

Esta incoerência poderia parecer inclusive uma brincadeira, modificando o sentido que o autor da frase desejava.

Incoerência pragmática

Veja esta conversa entre amigos:

― Maria, sabe dizer se o ônibus para o Centro passa aqui?

― Eu entendo, João. Hoje faz um ano que minha avó faleceu.

Note que Maria, na verdade, não responde a pergunta feita por João, pois não estabeleceu uma sequência na conversa.

Ela propôs outro assunto, irrelevante para a pergunta feita.

Assim, percebemos que na sequência de falas deste exemplo não há coerência.

Interpretabilidade

Conhecimento linguístico - O Conhecimento linguístico consiste no domínio das regras que norteiam a língua, isso vai possibilitar as várias combinações dos elementos linguísticos.

Conhecimento de mundo - É o conhecimento proveniente de nossas experiências com o mundo, resultante da interação sociocultural. Através dessa interação, armazenamos conhecimento, constituindo os modelos cognitivos.

É uma espécie de arquivo que guardamos em nossa memória, como se fosse um dicionário, relacionado ao mundo e à cultura a que temos acesso

Conhecimento partilhado - Conhecimento compartilhado entre as pessoas, entre quem estabelece uma interação. Essa interação se torna possível graças à experiência comum dos envolvidos.

Por exemplo, as regras comunicadas em reuniões de condomínio passam a ser conhecidas por aquele grupo de condôminos.

Inferência - São as reflexões que fazemos a partir de alguma ideia, a partir de determinado texto. Incluem as deduções, conclusões que construímos juntamente com quem conta ou escreve uma história, um fato etc.

Por exemplo, quando alguém diz que foi ao médico ver um problema nos olhos, podemos deduzir que está falando de um oftalmologista.

Contextualização - São os elementos que “ancoram” o texto em uma situação comunicativa determinada, como a data, o local, a assinatura, elementos gráficos, timbre, título, autor.

Em documentos, por exemplo, o carimbo, a data, a assinatura são muito importantes. Já entre os fatores gráficos, a disposição do conteúdo, as ilustrações e as fotos também contribuem para contextualizar o texto

Situacionalidade - Conhecimento de onde a história se situa, com todos os elementos necessários. Fator que atua nas duas direções, tanto da situação para o texto quanto do texto para a situação.

Um texto coerente em uma situação pode não ser em outra, como nos casos dos textos literários que analisamos.

A situacionalidade se aplica, por exemplo, nos e-mails que apresentam siglas referentes a jargões empresariais (como PSC – “para seu conhecimento”), em que o destinatário do e-mail que não conhecer essa sigla não conseguirá compreender a mensagem.

Informatividade - É o nível de informação contida no texto, que dependerá da intenção do produtor de construir um texto mais ou menos hermético.

Diz respeito ao grau de previsibilidade da informação que vem no texto, que será menos informativo, se contiver apenas informação previsível ou redundante.

Já se contiver informação inesperada ou imprevisível, o texto terá um grau máximo de informatividade, podendo, à primeira vista, parecer até incoerente por exigir do receptor um grande esforço de decodificação.

Focalização - Constitui-se no próprio foco do texto, no assunto a ser tratado. Isso evita que um texto com tema da globalização passe a falar mal dos países globalizados.

O titulo do texto é, em grande parte dos casos, responsável pela focalização.

Também pode ser analisado como a concentração dos usuários (produtor e receptor) em apenas uma parte de seu conhecimento.

Uma reportagem sobre um crime será lida de maneiras diferentes por um advogado, um psicólogo, um sociólogo e um policial, por exemplo. Assim, como o mesmo crime seria descrito de maneiras diferentes por esses profissionais.

Intertextualidade - É uma interação entre textos, sendo um mecanismo importante para o entendimento de determinadas mensagens.

Ocorre quando um texto faz alusão a outros textos, exigindo do leitor uma busca de informações fora do universo do texto em questão.

Sendo assim, é importante a leitura de textos como leis, estatutos, manuais etc., que possam levar a uma completa compreensão de um texto específico, posteriormente.

Intencionalidade e aceitabilidade - O primeiro fator diz respeito à intenção do emissor e o segundo refere-se à atitude do receptor de aceitar a manifestação linguística como um texto coeso e coerente.

Eu poderia te aniquilar, te expulsar dos meus olhos e apagar teus vestígios anarquizados e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com