TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Textual

Ensaios: Análise Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

Boa noite a todos, sou Geovane de Sousa Fonteles e faço o curso de Direito na unidade de São Luis – MA. Na aula 01 podemos perceber de forma clara, que a Linguagem Faculta aos humanos a organização e a veiculação de ideias, conceitos, valores. Insere o indivíduo no dinâmico, intenso e complexo fluxo comunicativo das sociedades contemporâneas. Onde a Interação social, permite o aprendizado natural da língua aos indivíduos saudáveis. Aprendemos também a diferença da: Aquisição x Aprendizado, no qual o primeiro é o aprendizado natural, espontâneo e o segundo é esforço consciente, instrução formal.

Na aula 02, onde tratamos da Língua e variação linguística, ela existem porque os seres humanos as utilizam na sociedade e molda-se às necessidades comunicativas dos falantes e ao contexto. A língua varia nos propósitos, características individuais do falante, fatores sociais, estrangeirismos, neologismos, jargões. A língua por ser interação, é possível agir sobre o locutor, controlá-lo pela linguagem.

Na aula 03, onde tratamos da Língua e variação linguística: Padrão, uso e adequação. Temos as diferentes variações como a de Lugar que são as diferenças entre as regiões no modo de falar as dos Fatores sociais sendo as variações referentes aos grupos sociais: faixa etária, profissão, estrato social, escolaridade, gênero e o Contexto tratando relacionadas ao contexto comunicativo; a situação exigirá o uso de um modo de falar distinto. A norma culta ou língua padrão é aquela que foi escolhida para ser modelo, ser ensinada na escola e usada nos meios oficiais dando uma uniformização nos documentos e material acadêmico. Onde a norma Padrão é a norma estabelecida pela tradição gramatical; prestígio social e a Norma culta dos falantes cultos, que utilizam esse padrão. E por fim os Falantes escolarizados que se expressam bem, sem, necessariamente, usar em todos os momentos as regras gramaticais.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »