TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Livro o Primo Basílio

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

A história se passa ao redor de Luísa e Jorge, um casal apaixonado que vivem confortavelmente com suas empregadas, Juliana e Joana, em Lisboa, Portugal.

Quando Jorge parte em uma jornada a trabalho, Luísa começa a receber visitas constantes de seu primo Basílio que acabara de voltar do Brasil. Luísa após relembrar com carinho seu relacionamento antigo com o primo, deixa-se entrar no jogo de sedução de Basílio com o estímulo de sua amiga Leopoldina, conhecida por suas vivencias com os homens e odiada por Jorge.

Para se distanciar dos murmúrios da vizinhança, os amantes começam a se encontrar longe da casa de Luísa, em um local apelidado por eles de ‘’Paraíso’’. Após varias cartas trocadas por eles, Juliana as encontra e chantageia a patroa, pedindo dinheiro em troca. Seu amante neste momento retorna a Paris sem ajuda-la.

Quando Jorge retorna a Lisboa, Juliana insinua contar toda a verdade a ele, assim, Luísa pede ajuda para o amigo do casal, Sebastião, que ajuda-a. Quando Sebastião enfim pega as cartas das mãos da empregada, ela acaba morrendo de sincope.

Jorge encontra uma das cartas enviadas por Basílio, e após Luísa se recuperar de uma doença ele a mostra, deixando Luísa em choque. Após varias tentativas para a recuperação da moça e até os perdões de Jorge, Luísa acaba morrendo. Basílio, após descobrir a morte de sua amante, não se abala e logo procura outra para se divertir.

Após a leitura do livro de Eça de Queirós, ela apresenta várias características do romantismo da Segunda Geração. Este livro tem como influencia o movimento Sturn Und Drang, a valorização do nacional popular notada nas páginas 31, 32, 49 e 70.

Também nota-se as formas de evasão, sonho e fantasia, vividas por Luísa e Basílio, onde ela imaginava nas histórias que lia e também nas vivencias de seu amante.

As características da segunda geração do romantismo como o sofrimento, em que Luísa sofria quando Jorge descobriu o adultério. As relações entre o casal escritas no livro. A morte, tanto de Juliana quanto de Luísa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com