TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme “Final Cut” – Violação de privacidade

Por:   •  5/7/2018  •  Exam  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

Aluna: Michele de Souza Lopes Matricula: 91852 UNISC- 12/11/2015

Análise do filme “Final Cut” – Violação de privacidade

1.Qual o comentário sobre tecnologia e ética que pode ser feito a partir das questões apresentadas no filme, estabelecendo cruzamentos com o papel da técnica, associada aos meios de comunicação, na atualidade? 

O filme Violação de privacidade, me fez refletir muito sobre a sociedade de hoje , é claro que se trata de um filme de ficção cientifica e pelo menos ate agora não foram inventados nenhuns "chips de memória", no entanto já foram criadas algumas tecnologias individuais que têm algum impacto na nossa vida social. Os celulares transformaram o conceito de privacidade, o fato de estarmos contatáveis a qualquer hora ou em qualquer lugar, cria uma sensação de "sufoco", todos querem falar conosco e todos querem saber onde estamos cada vez mais as nossas vidas são controladas. A internet, também alterou a vida social desde que surgiu entre nós, cada vez menos temos a necessidade de sair de casa para "viver o dia á dia", hoje é possível trabalhar, ir as compras e estar com os amigos tudo ao mesmo tempo, sem se sair de casa, o que é bastante positivo visto que, deixa-nos bastante tempo livre para outras coisas. No entanto, também é algo negativo pois é importante sairmos de casa, manter uma vida social fora das "4 paredes", muitas vezes há até uma tendência para as pessoas confundirem o espaço de trabalho com o de lazer, trabalhando mais horas do que era suposto.
O conceito de memória também se alterou com a entrada das novas tecnologias nas nossas vidas. Através de suportes digitais é possivel conheceremos a vida privada de alguém que nunca vimos em "carne e osso". Alguns exemplos, são os DVD's de biografias ou as paginas da internet que permitem conhecer o dia á dia de estrelas de cinema.

2. Com base na alegoria apresentada no filme, fale sobre controle e privacidade na sociedade de informação?

Conforme o filme a modernidade trouxe numerosos avanços e um grande número de problemas. Os meios de comunicação em massa, potencializados por novas tecnologias, rescindem as fronteiras religiosas, políticas e culturais. Nesse sentido, tais potencialidades estão diretamente relacionadas à questão da privacidade, pois, em nome da segurança ou por questões sociais, nos permitimos ser filmados por câmeras em bancos, portaria de edifícios públicos e comerciais, supermercados, shoppings, prédios residenciais, elevadores, etc.
Além disso, quando precisamos preencher um cadastro num site, agência, estabelecimento comercial, por exemplo, divulgamos dados importantes da nossa vida, nos transformado em clientes em potencial. Uma vez que, tais informações (sigilosas) serão utilizadas para o envio de propagandas via e-mail sobre produtos de acordo com as nossas preferências. Com isso, a alienação da privacidade não se dá somente no espaço físico, mas também e principalmente no virtual. Câmeras digitais, celulares com câmera, webcam conectados à internet ocasionam efeitos diretamente ligados à perda da privacidade, pois seus usuários podem utilizar-se desses avanços tecnológicos para comprometer a imagem de um indivíduo. Uma vez que o conteúdo de tais imagens pode ser exibido em sites, blogs, fotoblogs,
youtube, sem consentimento dessas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com