TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme: Privacidade Hackeada

Por:   •  24/11/2021  •  Resenha  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 4

AMANDA CRISTINA CARVALHO SILVA

PAULO CÍCERO MATIAS BARROS

RESUMO E CRÍTICA DO DOCUMENTÀRIO: PRIVACIDADE HACKEADA

PIRIPIRI - PI

2021

Resumo

O documentário Privacidade Hackeada, narra a história do amplo escândalo envolvendo a empresa Cambridge Analytica e as eleições americanas de 2016.O ponto de partida dessa história vem sobre a reflexão do professor de mídias sociais e desenvolvedor de aplicativos, David Carrol, sobre o que era feito com as informações de suas atividades online. 

O documentário nos apresenta como uma empresa conseguiu influenciar uma eleição presidencial nos Estado unidos da América utilizando somente os dados partilhados por usuários em suas redes sociais. O documentário ainda envolve o contexto global, como a situação do Brexit e a manipulação de eleitores em países como África do Sul, Etiópia, Malásia, México, Ucrânia e Quênia. O Brasil também não fica de fora da lista, na qual há citações de anúncios difundidas por meio do Whatsapp e que teriam ajudado a eleger o presidente Jair Bolsonaro.

        O ponto principal do documentário nos mostra a Cambridge Analytica que era uma empresa privada que realizava exame de dados unido por uma comunicação estratégica para processos eleitorais. Contudo, pode-se dizer que ela não realizou um trabalho ético. Isso porque ela aproveitou indevidamente dos dados de diferentes usuários para auxiliar a marca um perfil político que se ajustasse com o gosto da população. Esse processo era realizado através da coleta de dados de pessoas em tempo real, conectando-os às suas identidades e colocando-os disponíveis para venda. De tal modo que, qualquer um que tivesse interesse poderia comprar esses dados e usá-los como bem entendesse.

 Múltiplos dados foram cedidos, a fim de criar fluxos de conteúdos de acordo com o perfil dessas pessoas, e assim, formar perfis para a eleição americana de 2016. Ou seja, a Cambridge colhia dados de pessoas que ainda se sentiam confusas, ou sem julgamentos formados sobre a política para criar conteúdo segmentados. Com isso, ela tinha a capacidade de influenciar essas pessoas e fazer com que elas refletissem de acordo com os seus interesses e definissem por votar em um determinado candidato.

Outro ponto que chamou atenção no documentário é sobre a afinidade do Facebook com a Cambridge. O que para muitos era exclusivamente um local de interação, passou a ser um dos meios, se não o principal, ao qual a Cambridge aproveitou para coletar dados. O mais chocante para quem descobriu e desvendou esse escândalo, é que os responsáveis pelo Facebook sabiam que os dados eram aproveitados, pois havia desconfiança de que funcionários haviam ajudado a Cambridge a agir dessa forma.

Além de coletar os dados de usuários do Facebook, eles coletavam também os dados de toda a rede de amigos dessa pessoa. Dados como, por exemplo, tudo que ela curtiu ou comentou, as atualizações de status e o que pode ser o mais sério de todos, o acesso total às conversas privadas.

Crítica

Este documentário é um alerta para aqueles que usam as redes sociais diariamente, fazendo questionar se realmente seus dados estão sendo utilizados contra você. A utilização e o modo como esses dados são expostos acaba ferindo o direito à privacidade, disposto no artigo 5º, inciso X.  O direito à privacidade garante que as pessoas não terão sua intimidade e vida privada expostas a terceiros sem o seu consentimento. Desse modo, surgiu a Lei do Marco Civil para proteger esse direito no âmbito virtual em diversos dispositivos como a regulamentação que garante ao usuário que os seus dados sejam excluídos, se assim ele desejar, ao encerrar o seu contrato com uma empresa na web ou com um provedor de acesso e também a proibição aos provedores de acesso sobre a divulgação de dados dos usuários ou fiscalizem os dados trafegados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (114.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com