TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendendo Sobre o Apartheid

Por:   •  22/6/2015  •  Artigo  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade para Sala de Aula

Tema:

Aprendendo sobre o Apartheid

Público Alvo:

9° Ano do Ensino Fundamental

Objetivos:

1. Os alunos devem pesquisar e aprender sobre a história da África do Sul – história social, econômica e política do país – para que possam entender melhor o que foi o sistema de apartheid.

2. Os alunos devem refletir sobre as divisões e segregações existentes em sociedades ao redor do mundo. Um dos objetivos desta atividade é que os alunos se conscientizem de que mesmo nos dias de hoje, em muitos países, há muito preconceito, divisão e injustiças.

Material didático/escolar recomendado para a atividade:

  • Lápis/canetas
  • Caderno pessoal para anotações e pesquisa
  • Material de pesquisas sobre a África do Sul: livros de História e Geografia, enciclopédias, revistas e acesso à Internet, inclusive ao material on-line do 10emtudo sobre a África do Sul e sobre a apartheid.

Realização da atividade:

1. Cada aluno deve pesquisar para escrever uma breve redação (10-20 linhas) a respeito do seguinte assunto: “Identifique uma situação, atual ou histórica, na qual residentes de um país ou território foram segregados por motivos raciais, religiosos ou étnicos. Explique como era exercido o poder – político, social e econômico –, em tais países”.

2. Cada aluno deve compartilhar o que escreveu com os outros alunos da sala de aula. O objetivo consiste em discutir em sala de aula temas como preconceito, segregação e a opressão de minorias.

3. Após essa discussão, os alunos devem organizar um projeto de estudo denominado de “O Apartheid na África do Sul”. Para tanto, precisam se dividir em cinco grupos. Cada um deles pesquisará um aspecto da história da África do Sul. O foco do estudo de todos os grupos é o sistema de apartheid.

4. Cada grupo deve escolher um dos seguintes assuntos relacionados à história da África do Sul:

  1. População
  2. Território
  3. Governo
  4. Economia
  5. Direitos Humanos

A pesquisa deve abordar os seguintes períodos na história do país em questão:

  • Período pré-colonial até 1652 (estabelecimento dos holandeses na Cidade do Cabo)
  • 1653-1806: os britânicos assumem controle da colônia do Cabo
  • 1807-1910: os britânicos fundam a União da África do Sul
  • 1911-1959: estabelecimento dos “bantustans” para a população negra da África do Sul
  • 1960-1991: o Congresso Nacional Africano
  • 1992-presente: a África do Sul pós-apartheid

5. Após o término das pesquisas, cada grupo fará uma apresentação para compartilhar o que aprendeu com os outros alunos da classe.

6. Após as apresentações, cada aluno desempenhará uma tarefa individual. Com base no que foi aprendido, seja por meio da pesquisa realizada por um determinado grupo, seja pelas apresentações dos outros grupos, cada aluno escreverá uma redação que deve abordar os seguintes assuntos:

1) “Você acredita que a maioria negra da África do Sul algum dia alcançará o mesmo status econômico que a minoria branca do país? Justifique sua resposta com base nos dados de sua pesquisa ou nas informações apresentadas pelos outros grupos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com