TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: Brincando E Aprendendo

Pesquisas Acadêmicas: BRINQUEDOTECA: Brincando E Aprendendo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  2.226 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA 4

1.3 OBJETIVOS 4

1.3.1 Objetivo geral 4

1.3.2 Objetivos específicos 4

1.4 JUSTIFICATIVA 5

2 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 6

2.1 UNAÍ: ASPECTOS GEO-POLÍTICOS E INFRA-ESTRUTURAIS 6

2.2 CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) POLO 2 8

2.1.1 Objetivos do CRAS e das unidades de Serviço Social 8

2.1.2 Público alvo 10

2.1.3 Metas do projeto 10

3 METODOLOGIA 11

5 RECURSOS NECESSÁRIOS 12

5.1 RECURSOS HUMANOS 12

5.2 RECURSOS MATERIAIS 13

5.3 ORÇAMENTO 14

5.3.1 Custos de manutenção dos recursos humanos 15

5.3.2 Custos com recursos materiais 15

6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 17

7 CRONOGRAMA 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade de atendimento ao público constituindo-se em parte integrante da Política Nacional de Assistência Social, no âmbito da Proteção Básica de abrangência municipal, integrante do SUAS Sistema Único de Assistência Social localizado em ambiente com maior nível de vulnerabilidade e risco social. Destina-se à prestação de serviços nas áreas dos programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, bem como prevê uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

O Estado brasileiro optou pela implantação de políticas sociais assistenciais com o objetivo de promover justiça social e melhores condições de vida para sua população mais carente. Assim, na busca pela minimização das mazelas sociais o estado tentou reequilibrar aspectos econômico-sociais por meio da implantação de projetos que viabilizassem uma melhor distribuição de renda através de programas sociais.

Um dos marcos dessa política foi a criação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para que pudesse coordenar as políticas de socialização de recursos do governo federal para amenizar a situação de miséria de milhões de brasileiros.

Considerando essa perspectiva o CRAS configura-se como as unidades responsáveis por disponibilizar serviços de proteção social e assistência familiar e a todas as pessoas que se encontram em risco e vulnerabilidade social.

Dessa forma, o CRAS constitui-se num instrumento público de proteção social àquelas pessoas cujos direitos foram violados ou mesmo ameaçados, proteção essa que prevê a articulação dos serviços e programas nas comunidades afetadas pela violência, visando o acolhimento e a socialização das famílias e indivíduos na medida dos níveis de vulnerabilidade que essas famílias e indivíduos apresentam.

O presente projeto de intervenção visa a implantação de uma brinquedoteca na unidade CRAS polo 2 implantado no município de Unaí-MG em 04/07/2005 localizado no bairro Canaã o qual possui o maior número de famílias carentes de todo município.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo geral

Implantar um ambiente no CRAS, polo 2 de Unaí/MG, para que as crianças que ali se encontrem possam desenvolver atividades lúdicas, culturais e de aprendizagem enquanto sua família aguarda o atendimento social.

1.1.2 Objetivos específicos

• Oferecer às crianças um ambiente próprio enquanto os pais aguardam atendimento;

• Oferecer maior comodidade aos pais enquanto aguardam atendimento;

• Proporcionar o desenvolvimento psicomotor, cultural e cognitivo das crianças;

• Buscar o fortalecimento dos vínculos familiares entre a criança e a família;

• Promover a inserção dos profissionais do serviço social nas suas áreas de atuação.

1.4 JUSTIFICATIVA

O processo de implantação da “Brinquedoteca: brincando e aprendendo” elaborado pela estagiária Magda Chavier dos Santos, graduanda em Serviço Social pela Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí (FACISA), visa disponibilizar um espaço lúdico e de aprendizagem para crianças que acompanham as suas famílias até o CRAS, para que recebam atendimento social.

Nesse momento, para que as crianças não fiquem inquietas e angustiadas pela espera, a presença de um espaço onde elas possam brincar, se distrair e também aprender, com o acompanhamento e orientação de profissionais especializados, seria de grande utilidade tanto para essas crianças quanto para o próprio processo de atendimento dos pais.

Este projeto também pode ser considerado como um fator de inclusão social de crianças com idades que variam de 1 a 10 anos além de envolver cuidadores, educadores e administração do CRAS polo 2 num esforço conjunto para uma organização que objetiva fundamentalmente desenvolver e instigar crianças em situação de vulnerabilidade social aproximando-as da arte, de programas culturais, literatura e lazer.

O presente projeto busca oportunizar entretenimento e aprendizagem para crianças das famílias atendidas pelo CRAS polo 2 de Unaí/MG, no sentido de proporcionar além de informações para as crianças, maior tranquilidade para os pais que aguardam atendimento e também a inserção do profissional da área de serviço social nas instituições públicas de atendimento social.

As atividades lúdicas oferecem oportunidades para a criança explorar, aprender a linguagem e solucionar pequenos problemas. O ato de educar e desenvolver a criança significa introduzir brincadeiras mediadas pelos adultos, trabalhando a cultura, o repertorio de imagens sociais e culturais que vão enriquecendo o imaginário e a criatividade infantil.

Segundo Maluf (2003), o brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com