TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arco de Marguerez

Por:   •  4/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

                                     [pic 1]

Faculdade Metropolitana em Fortaleza

CURSO:EDUCAÇÃO FISICA

PULÍTICAS PÚBLICAS

PROFESSORA: RAISSA

   

PROJETO CÉU AZUL

                                                       

MARCIO ALVES DE ALMEIDA

JAIR ALVES

                                                                          FORTALEZA

                                                                               2018

                                                                   

1 IDENTIFICAOÇAO DA ENTIDADE PROPONENTE

NOME: PROJETO CÉU AZUL

EMAIL: PROJETOCEUAZUL@HOTMAIL.COM

APRESENTAÇÃO

2 O Projeto Céu Azul – surgiu com intenção de ajudar pessoas com transtorno do espectro do autismo. O Programa e projetado para encorajar estilos de vida ativos e saudáveis para os participantes, oferecendo cursos na área de segurança e educação, atividades psicomotoras e recreativas bem como de saúde e educação do bem estar.

2.1 Fator que merece destaque, é a segurança em meio aquático, existe dados consideráveis de afogamento em crianças autista, justamente pela atração que sentem pela agua, porém, em muitos casos não sabem defender-se em meio liquido, tornando a natação essencial para o domínio do corpo em meio aquático. A agua encanta o autista e favorece seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo, afetivo e socializador. Sendo assim, a natação adaptada para o autista deve ser rica de experiência como também é para as outras crianças.

3. A natação é uma das atividades físicas que desenvolve um trabalho corporal completo sendo assim, oferece possibilidades de estímulos e desenvolvimento necessários à autista.

4.JUSTIFICATIVA DE PROPOSTAS 

Inserção da criança portadora de autismo na natação

Educar e promover a inclusão social valorizando suas potencialidades e estimular suas habilidades, aptidões e competências

Promover mais saúde e qualidade de vida minimizando a invisibilidade social

Melhoria na coordenação motora

Maior entrosamento social

5 área de abrangência

O Projeto será desenvolvido em área particular, a qual possui piscina no tamanho e área verde para o desenvolvimento na natação e atividades terapeutas motoras e sócios emocionais[pic 2]

6 parcerias locais ou outros financiamentos federais estaduais ou municipais

O Projeto terá como parceira a fonoaudióloga com especialização em transtorno do espectro do autismo Dra. LIDGIA M ROCHA CRfa.0914 e o Ateliê Senhoria, a qual dará suporte na confecção de Boias aquáticas infantis personalizadas.

7 Benefícios

O Projeto beneficiará meninos e meninas, entre 7 e 12 anos de idade, que estejam dentro do Espectro do Autismo. Serão ofertadas 36 vagas para as crianças matriculadas em escola da rede pública do bairro Jangurussu, em Fortaleza – CE.

8 Objetivos

Objetivo geral: promover inserção da criança autista dentro do esporte com o objetivo de desenvolver suas habilidades motoras, sensoriais e socioemocionais, bem como favorecer a inclusão social e proporcionar melhor qualidade de vida.

Objetivos específicos: 

Melhorar a afetividade das relações, a socialização, a concentração, o aprendizado e a aceitação dos limites e frustações.

Prevenir e controlar a obesidade

Reduzir a ansiedade e melhorar o sono

Desenvolver a sobrevivência no meio liquido

Desenvolver a aprendizagem da natação

Promover aumento da autoestima e da imunidade

Proporcionar melhora no desenvolvimento neuro-sensorio-psico-motor

Proporcionar felicidade e prazer

9 descrição das atividades a serem executadas

Desenvolver Adaptação ao local da aula

Promover familiarização entre as crianças e destas com o meu aquático através de atividades lúdicas.

Desenvolver o controle respiratório, o equilíbrio e a flutuação com as primeiras técnicas propulsivas.

Explorar as diferentes formas de deslocamento através da propulsão. Incentivar a abertura dos olhos durante a imersão; promover a expiração voluntária no meio aquático e dar e sentir o efeito da força de impulsão.

Promover utilização das habilidades de manipulação básicas

Realizar o batimento sem flexão do joelho; Realizar o batimento com o pé em flexão plantar

Adquirir e manter a posição engrupada; Realizar mais do que uma rotação seguida; Manutenção do alinhamento do corpo durante a rotação longitudinal.

10 metodologia

Através do Projeto Céu azul, as crianças de sexo masculino e feminino, com idade entre 7 e 12 anos, serão selecionadas pela fonoaudióloga por meio de avaliação, a qual serão agrupadas de acordo com o grau de intensidade do autismo. A avaliação seguirá o Protocolo CARS – Childhood Autism Rating Scale. O protocolo CARS avalia através de escores as seguintes áreas: Relacionamento interpessoal; imitação; resposta emocional; uso do corpo; uso de objeto;, adaptação à mudança; resposta visual;, resposta auditiva; resposta ao paladar, olfato e tato; medo ou nervosismo; comunicação verbal; comunicação não verbal; nível de atividade; nível de coerência da resposta intelectual e impressões gerais. O resultado dos escores varia entre 30-36 para autismo leve-moderado, e 36-60 para autismo grave.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (819.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com