TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arte E Cultura

Trabalho Universitário: Arte E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando as etapas do pensamento moderno: conservador, liberal e o radical. Destacamos o último, onde os princípios da modernidade — isto é, liberdade, igualdade e fraternidade — só serão alcançados plenamente por meio de uma transformação na raiz dos seus problemas e contradições. Nessa perspectiva, cultura é entendida como práxis, ou processo dinâmico de elaboração de formas coletivas de viver e produzir existência material. Quem são os pensadores que representam esta corrente de pensamento?

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Marx e Freud.

Resposta Correta: c.

Marx e Engels.

• Pergunta 3

0.2 em 0.2 pontos

Auguste Comte, é considerado o pai da Sociologia, ciência batizada inicialmente por ele de Física social. Para ele, esta nova ciência deveria ter o rigor das ciências naturais aplicada para o entendimento da vida social. Esta ciência foi amplamente influenciada pelo Positivismo, que deveria entender as leis imutáveis da vida social.

Seu principal lema que orienta a maneira de compreender a sociedade é:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

“Ordem e Progresso”.

Resposta Correta: a.

“Ordem e Progresso”.

• Pergunta 4

0 em 0.2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“A sociedade futura, dizia a circular, será a universalização da organização que a Internacional apresentar. Devemos, pois ter o cuidado de aproximar o mais possível esta organização de nosso ideal. Como poderá uma sociedade igualitária e livre surgir de uma organização autoritária? É impossível. A Internacional, embrião da futura sociedade humana, deve ser, desde agora, a imagem fiel de nossos princípios de liberdade e de federação e repelir de seu seio qualquer princípio que tenda para o autoritarismo e a ditadura”.(GUILLAUME, J. Bakunin. In GUÉRIN, D. Bakunin. Porto Alegre. L&PM, 1980).

Qual o nome do pensamento fundado por pensadores como Bakunin e Pierre–Joseph Proudhon que acreditavam que as idéias de Marx criariam novos dogmas que ocupariam o lugar de opressão do capitalismo, por isso pregavam a total destruição do Estado e a organização das sociedades baseada na auto-gestão.

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Comunismo.

Resposta Correta: c.

Anarquismo.

• Pergunta 5

0.2 em 0.2 pontos

Émile Durkheim é considerado um dos primeiros grandes teóricos da Sociologia definindo claramente seu objeto de estudo. Sugere a existência de uma espécie de inteligência coletiva, acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com