TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Sobre uma questão de filosofia

Por:   •  18/5/2018  •  Artigo  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Prova de filosofia

5: Como a teoria do estado lida com o problema da igualdade x liberdade.

Igualdade é um termo usado para o aspecto social, ou seja, uma sociedade coletiva, eu entendo que quando falamos em igualdade, estamos falando de uma sociedade igualitária, ou seja, uma sociedade com os mesmos direitos.  Pelo que eu entendo também, a igualdade não tem sido utilizada em muitos aspectos, o Estado por exemplo, não ve uma sociedade como igualitária, ele separa por exemplo um numero de pessoas de classe media, ou classe alta, que no entanto eles podem ser igualados e tem direitos a certas coisas, e as pessoas de classe baixa, não tem  o direito de se igualar as pessoas de alta classe, pois o estado ve isso como um problema.

Mas, vamos supor, que uma pessoa é de classe baixa, e uma pessoa  é de classes alta, vai prestar um concurso, aos olhos do estado, a pessoa de classe alta, ira ter mais chance de ser priorizada, porque ela pode ter vindo de uma escola particular, e não precisara se igualar a pessoa de classe baixa que veio de uma escola publica. Pois o estado, ira dar mais prioridade pra pessoa que veio de uma escola particular, para entrar em uma universidade federal, do que as pessoas de classe baixa. No entanto o Estado não quer que a sociedade de classes alta, se igualem as pessoas de classe baixa, pois a classe baixa na minha opinião aos olhos do estado não e vista como uma sociedade. Pois pro estado, as pessoas de classe baixa, são como um problema. Por exemplo, eu sou dona de uma escola particular, e também faço parte do Estado, e tem duas pessoas se inscrevendo, uma é negra e a outra branca, como no exemplo eu sou o estado, eu vou dar mais chance pra pessoa que é branca, porque a pessoa que é negra, ela não tem o direito de se igualar num padrão de uma escola particular, a pessoa que é branca já tem o direito de se igualar no estado, pois ela sim é vista como uma sociedade igualitária, então na minha opinião o estado lida muito errado na questão da igualdade e tanto na liberdade.

A liberdade pra mim é assim, a minha filha, vamos supor, ela tem a total liberdade de ser o que ela quer ser, só que ela sendo o que ela quer ser, o estado ve como um problema pra sociedade e ele quer ter a liberdade de impor dela ser o que ela quer ser, para ela ser o que ele quer que ela seja. No entanto, essa minha filha, nasce gostando do mesmo sexo, pro estado, sempre ira existir um preconceito, e ele a tenta impor novamente, tendo a liberdade de tentar mudar o que ela quer ser, então ele começa a desigualar ela, porque ela gosta do mesmo gênero, isso pro estado se torna um problema, mais assim como os políticos tem uma liberdade de fazer o que bem entendem do pais, minha filha tem que ter a liberdade de ser o que ela é.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com