TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica - Artigo De Reflexão - Filosofia Em Um Novo século

Artigos Científicos: Resenha Crítica - Artigo De Reflexão - Filosofia Em Um Novo século. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 6

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SEARLE, J.R. Artigo de reflexão: filosofia em um novo século. Filosofia Unisinos, V.10, n.2, P.20-220, 2009. Disponível em: <http

CREDENCIAIS DO AUTOR

John R. Searle formado pela Universidade de Wisconsin-Madison e, posteriormente, obteve um diploma de graduação e um doutorado em filosofia e ética na Universidade de Oxford. Ele começou a ensinar em Berkeley, em 1959, onde, entre suas muitas distinções, ele foi o primeiro professor titular a participar do movimento de liberdade de expressão. Searle recebeu no ano 2000, o Prêmio Jean Nicod, que é um prêmio concedido anualmente em Paria, para um filósofo líder na área de Filosofia da Mente ou filosoficamente orientado a ciência cognitiva5. Outras obras:

SEARLE, J.R. Consciência e Linguagem (2010). John Searle, um dos filósofos mais importantes e influentes dos últimos trinta anos, tem dedicado sua carreira a responder à seguinte pergunta: como construir uma explicação unificada e teoricamente satisfatória de nós mesmos e de nossas relações uns com os outros e com o mundo natural?

BREVE SINTESE DA OBRA

Filosofia e conhecimento nesta primeira parte do artigo observa-se que o conhecimento intelectual, cresce gradativamente, onde esse avanço faz com que ocorra uma transformação na filosofia; o problema do ceticismo, onde filosoficamente é a doutrina da qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza sobre a verdade, encontrava-se como principal causa do empreendimento filosófico. A busca pela verdade fez com que a epistemologia se tornasse a base de muitas disciplinas filosóficas. Searle afirma que a epistemologia cética esta agora ultrapassada, pois o conhecimento certo, objetivo e universal nunca será alcançado por ser um impulso totalitarista, sendo o conhecimento baseado em asserções, estas universais, de modo que toda representação e conhecimento da realidade humana são elaboradas a partir de um ponto de vista, mas que construída socialmente, baseada no senso comum se tornará um grande corpo de conhecimento que é certo, objetivo e universal.

A era pós-ceticismo implica dizer que a preocupação com os paradoxos do ceticismo, do significado da verdade, a certeza, foram deixados de lado; buscando-se agora investir na tarefa de teorizar em termos gerais, esta abrangendo há um grande número de tópicos no que concerne ao futuro da filosofia, onde o autor restringiu apenas a seis deles.

Primeiro tópico – O problema tradicional mente-corpo o autor debate sobre as relações entre a consciência e o cérebro, investigando seus fenômenos e a sua subjetividade, afirmando haver dois sentidos, objetivo e o subjetivo, e que para um estado consciente existir, ele tem que ser experiênciado por algum sujeito consciente, sendo a sua essência a subjetividade, pois são dois aspectos da mesma característica.

Segundo tópico – A filosofia da mente e a ciência cognitiva este tópico analisa o problema da relação mente-corpo, onde nas últimas três décadas, se tornou o centro da filosofia. Afirma o autor que a razão dessas mudanças se deu através da busca em que os filósofos tinham para compreender questões diversas, a mente representa e interpreta a realidade, o entendimento das intenções, crenças, desejos é a sua representação mais básica; vindo a ciência cognitiva ser a área de pesquisa mais ativa, cujo objeto básico de análise é a intencionalidade em todas as suas formas.

Terceiro tópico – A filosofia da linguagem afirma o autor que há menos foco na filosofia da linguagem do que na filosofia da mente. Busca-se compreender o significado, a verdade, utilizando-se de método epistêmico para desvendar como esses fenômenos atuam nas mentes dos falantes e dos ouvintes em questão. Os significados é um problema de relações causais, entre os enunciados e os objetos de mundo, de forma que o que está externalizado no conteúdo mental pode originar diferentes significados; porém essa proposição não pode ser sempre especificada por aquilo que é interno a mente, sendo dessa forma tal proposição ou asserções insuficientes para se obter uma referência.

Quarto tópico – A filosofia da sociedade este tópico abrange que há uma necessidade de trabalhar as questões que envolve a ontologia da realidade social; sendo necessário conceitos que capacitam descrever tal realidade, mas de forma conjunta apreciando e descrevendo de maneira mais abstrata. Searle busca também analisar a corrupção e o terror das instituições públicas, procurando entender qual a é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com