TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Doenças Genéticas TCC

Por:   •  8/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.150 Palavras (17 Páginas)  •  2.030 Visualizações

Página 1 de 17

COLÉGIO NOVA CACHOEIRINHA

LARISSA ARAUJO SANTANA

VITORIA ELLEN DE SOUZA

GENÉTICA: DOENÇAS E DISTÚRBIOS

SÃO PAULO

2015

LARISSA ARAUJO SANTANA

VITORIA ELLEN DE SOUZA

GENÉTICA: DOENÇAS E DISTÚRBIOS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao

 Colégio Nova Cachoeirinha para obtenção do

título de conclusão de curso do Ensino Médio.

SÃO PAULO

2015

LARISSA ARAUJO SANTANA

VITORIA ELLEN DE SOUZA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao

 Colégio Nova Cachoeirinha para obtenção do

título de conclusão de curso do Ensino Médio.

BANCA EXAMINADORA

Prof. Julio César

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, que me guiou, me deu inteligência, sabedoria e força durante toda essa jornada.

A todos os professores, pela paciência, talento, persistência e dedicação, que dividiram todo seu conhecimento, pois sem eles jamais seria possível a realização não somente de um sonho para uma carreira profissionalmente promissora, mas também a evolução como ser humano.

Aos meus amigos, pela compreensão, lealdade e presença, pois fazem de mim um ser humano melhor, mais divertido, mais leve.

À  minha família, pelo apoio, amor e incentivo. E acima de tudo, por me acolher, me aconselhar e me mostrar qual o caminho certo a ser seguido, para que eu caminhe com minhas próprias pernas sempre com dignidade.

AGRADECIMENTOS

 Agradecemos a todos que de alguma forma, tornaram possível a conclusão deste trabalho. Aos que prontificaram-se a colaborar, doando um pouco de si, de seu tempo e conhecimento.

 Agradecemos especialmente ao Prof. Julio, que com muita paciência, sabedoria e talento, conduziu-nos pelo caminho correto, transmitindo todo seu conhecimento, dirigindo nossos passos da melhor maneira.

Agradecemos também ao Prof. Péricles, pela preocupação, ajuda e prontificação, não somente de professor, mas também como a de um pai.

RESUMO

 Este trabalho traz consigo um breve estudo sobre doenças e distúrbios genéticos: suas causas, origens, possíveis curas, prevenção, dentre outros. Haverá também alguns exemplos desde as mais comuns, até algumas mais raras. Contaremos com o auxílio de imagens durante a apresentação, para que haja maiores esclarecimentos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO8

DOENÇAS GENÉTICAS9

   O que são?9

   Classificação das doenças genéticas10 – 13

PREVENÇÃO14 – 15

TIPOS DE DOENÇAS GENÉTICAS16 – 24

CONCLUSÃO25

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA26

INTRODUÇÃO

 A genética é um dos ramos da ciência que mais se desenvolveu nos últimos tempos. Esta nos oferece um panorama da transmissão e do trabalho dos genes no funcionamento de um organismo. Está fortemente relacionada com todos os aspectos do desenvolvimento humano e da sua saúde, assim como explica e estuda a sua importância para um diverso leque de fenômenos patológicos. Hoje em dia não se pode falar na compreensão de um organismo e das suas doenças sem primeiro se conhecer a fundo a genética desse mesmo ser e as suas metodologias. Sendo essencial para o conhecimento das doenças, é também muito importante no desenvolvimento e modo de aplicação de uma cura. Conhecer e compreender os nossos genes é uma etapa primordial para o tratamento de doenças que, primariamente e mesmo secundariamente, sejam decorrentes de alterações genéticas.

 Este trabalho foi desenvolvido no intuito de procurar uma definição adequada para a expressão “doença genética”, e transmitir maiores informações até então desconhecida, e, enquanto aprofunda este tema, irá estudar várias doenças provocadas por anomalias genéticas bem como as suas curas, no caso de estas existirem.

DOENÇAS GENÉTICAS

O que são?

 Primeiramente, é importante que todos compreendam que doença genética, não é sinônimo de doença hereditária. Doença genética significa que houve um distúrbio, um dano, um erro no material genético, nos genes. Portanto, qualquer doença não infecciosa, não contagiosa que afete o material genético, em maior ou menor escala, é uma doença genética. E isso pode ter sido causado por diversos fatores: radiação, infecção, má alimentação, estresse entre outros. Câncer de pele, por exemplo, é uma doença genética, assim como hipertensão, diabetes e obesidade. Já a hereditária, como o nome já diz, é herdada. Uma herança genética que é transmitida entre gerações e que vai se manifestar em algum momento da vida. Como por exemplo, todos nós conhecemos alguém com alergia, doença na maioria das vezes, herdada.

 Devido à sua raridade, gravidade e diversidade, as doenças genéticas constituem um importante problema de saúde pública, se bem que sem o adequado reconhecimento social. Atualmente, o Departamento de Genética ocupa-se do estudo de mais de 50 doenças genéticas, mas como uma única doença genética é o resultado de um único gene transformado, estima-se haver cerca de 4000 doenças genéticas únicas, doenças que é necessário haver cura.

[pic 1]

Apesar da maioria das características das entidades biológicas serem genéticas e hereditárias (centro), há características que são apenas hereditárias (esquerda), ou que são apenas genéticas (direita).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (402 Kb)   docx (373.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com