TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Rochas Ígneas

Por:   •  10/7/2019  •  Seminário  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 5

1. Por que as rochas intrusivas têm granulação grossa e as rochas extrusivas têm granulação fina?

As rochas intrusivas têm granulação grossa porque elas se resfriam lentamente no interior da Terra e isto proporciona o tempo adequado para o bom desenvolvimento dos cristais permitindo que os diferentes cristais sejam visíveis a olho nu .

As rochas extrusivas têm granulação fina pois resfriam-se rapidamente na superfície terrestre. Nestas rochas, terá uma granulação fina e estrutura vítrea como consequência do pequeno intervalo de tempo que impossibilita que os cristais de minerais se desenvolvam a ponto de ser possível identifica-los a olho nu.

2. Cite dois tipos de minerais máficos!

Biotita, Grupo dos Anfibólios, Grupo dos Piroxênios, Olivina.

3. Quais tipos de rochas ígneas contêm maiores teores de sílica?

As rochas félsicas apresentam altos teores de sílica, são ricas em feldspato, quartzo, plagioclásio e ortoclásios. O granito tende a ter cerca de 70% de sílica e apresenta grandes quantidades de de quartzo e ortoclásio. O riolíto o equivalente extrusivo do granito, apresentando a mesma composição félsica e a coloração mais clara do granito.

4. Qual a diferença entre as rochas ígneas félsicas, intermediárias, máficas e ultramáficas?

A diferença entre as rochas ígneas félsicas, intermediárias, máficas e ultramáficas é a quantidade de sílica que essas rochas compõem. A rocha félsica apresenta grande quantidade de sílica cerca de 70% desta substancia. A rocha intermediária se encontra no meio termo, essas rochas não são ricas quanto as félsicas e nem tão pobre deste elemento como a máfica, como o granodiorito uma rocha de cor clara devido a presença de grandes quantidades de quartzo e apresenta uma menor quantidade de sílica, o diorito apresenta menor quantidade ainda deste elemento e apresenta muito plagioclásio e pouco quartzo.

A rocha máfica apresenta pouca quantidade de sílica pois são ricas em piroxênios e olivinas e esses minerais são pobres em sílica e ricos em magnésio e ferro o que lhe fornece a característica escura. Além disso, apresentam uma alta temperatura para iniciar a fusão e por conta disso são as primeiras a se cristalizarem, pois quando há uma pequena diferença na temperatura proporcionará a sua cristalização. Gabro e basalto

As rochas ultramáficas apresentam apenas 45% de teor de sílica e são compostos fundamentalmente em minerais máficos e contem pouco feldspato. Composta principalmente de olivina com pequenas quantidades de piroxênio. Peridotito

5. Qual a diferença entre as rohas ígneas ultrabásicas, básicas, intermediárias e ácidas?

As rochas ultrabásicas apresentam um baixo teor de sílica cerca de menos de 45%, sendo um exemplo o peridotito. A rocha básica apresenta um teor de sílica maior comparado a ultrabásica chegando a cerca de 45% a 52%, como o basalto e o gabro. As rochas intermediárias apresentam cerca de 52% a 66% de sílica como o diorito. E as rochas ácidas são as que mais apresentam teor de sílica como mais de 66% como o granito e o riolito.

6. Quais fatores controlam a temperatura de fusão dos minerais? Comente sobre cada um deles!

Calor: as rochas na base da crosta e manto superior estão perto de seus pontos de fusão. Todo o calor adicional que deriva de rochas que descem para o manto e conveccionam o manto, ou o aumento de calor do manto por pontos quentes podem induzir a fusão.

Pressão: O aumento de pressão aumenta a Temperatura de fusão. Uma rocha que se funde a 1000C na superfície poderia ter uma temperatura de fusão muito mais alta que em níveis mais profundos onde a pressão é maior. A diminuição da pressão diminui a temperatura de fusão. A fusão por descompressão, produz o maior volume de rocha fundida da terra, é por esse processo que a maioria dos basaltos do fundo oceânico se forma.

Água: O aumento do conteúdo de água diminui o ponto de fusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com