TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Sociedades da América Pré-Colonial

Por:   •  15/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

MARIA LÚCIA DE O. L. CARVALHO, AISLANE NASCIMENTO, VERÔNICA  SANTANA, MARIANA ANDRADE, PEDRO ROCHA, NATÁLIA WALLANCUELLO

Turma: Automação 5812

Data: 03/10/2018

IMPÉRIO INCA

Sociedades da América Pré-Colonial 

Salvador

2018

[pic 2]

Maria Lúcia Carvalho, Aislane Nascimento,Verônica Santana, Mariana Andrade, Pedro Rocha e Natália Wallancuello

IMPÉRIO INCA

Sociedades da América Pré-Colonial 

Atividade acadêmica que envolve as resoluções das questões propostas em sala de aula sobre os Incas.

Professora: Vera Natália

Salvador[pic 3]

2018

Resolução das Questões

1) Qual a origem histórica dessa civilização?

 As tribos que compunharam os pré-incas, denominadas ayllus, eram comunidades aldeãs, que foram incorporando militarmente outros estados, impondo uma unidade política, econônimo-social e religiosa, como por exemplo, as tribos Quéchuas, Aymará, Yunka que foram precursoras para a formação do Império Inca.

Os incas impuseram a 15 milhões de pessoas a mesma língua, cultura e religião e um estado centralizado. A construção desse Estado unificado foi feita através da violência generalizada, da coerção e do convencimento ideológico. Os métodos variavam, desde a utilização dos mitamaés, que eram povos incas que se deslocavam para regiões recém conquistadas, como forma de assegurar uma população que ainda não estava totalmente fiel. As tribos que se rebelavam sofriam castigos e eram afastadas e aprisionadas. O sistema de reféns também foi muito utilizado por eles, após a conquista de um novo território a pessoa que possuía maior poder juntamente com seus familiares eram enviados a Cuzco. O herdeiro era internado numa “escola estatal”, onde depois de certo tempo, já tendo aprendido a cultura inca e a sua política retornava a sua comunidade para colocar em prática os ensinamentos do Império.


Através de uma visão tradicional e mitológica, a origem dos incas teria sido resultado da seguinte história: Conta a tradição que oito irmãos, filhos do Sol, saíram de cavernas, que eram bastante distantes a Cuzco, iniciando a procura de terras férteis. Depois de anos, somente Ayac-Manco e sua irmã Mama Oclla sobreviveram, e chegaram ao Vale de Cuzco, onde se instalaram. Eles se casaram e deram início à Dinastia Inca.

 
2) Qual a localização geográfica? Eram nômades ou sedentários? Haviam cidades?

Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes ( América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cuzco. A maior parte da população  inca era sedentária, ou seja, tinham moradia fixa,  já que existiam  cidades, chamadas de suyus, que eram províncias as quais coincidiam geralmente com os Estados pré-incaicos (lugares em que as tribos originárias estavam quando se consolidaram), embora, o exército militar tenha tido peregrinado longas distâncias para sua expansão, como podemos perceber na Conquista da Confederação Chanca, e no seu avanço nos vale centrais do Peru, avançando rumo à costa e ao norte do continente, inclusive, eles chegaram até o Vale do Maranhão, combatendo os Cajamarca. Pode-se citar como cidades importantes que influenciaram na determinação dos padrões da cultura inca foram: Mochica, Nazca, Recuay , Tiahunaco, Chavín de Huantar e Teotiuhacán. Vale ressaltar a importância da cidade de Teotiuhacán, que assim como Chavín de Huantar foi um centro religioso, e por este motivo não suportava uma grande população fixa, inclusive existiam interessantes construções, que foram construídas por peregrinos, como a pirâmide de Puma-puncu, os palácios residenciais dos sacerdotes e a Porta do Sol.

3) Como estava organizada a política?

A civilização Inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade máxima era “o Inca”, assessorado pelo Conselho Imperial. Em cada capital de uma província se estabelecia um governante ou tocricoc, que dirigia sua região dividida em departamentos ou municípios. As comunidades aldeãs eram governadas por um representante do Estado chamado curaca, em que a sua missão era de vigilância contínua, fiscalizando os chefes provinciais e locais, numa espécie de "auditoria".

 À frente do Estado encontramos o Inca, pessoa divinificada, adorada e reverenciada por todos, o herdeiro de Manco-Capac. Algo que chama a atenção é o fato de que as pessoas, inclusive os nobres tinham que aproximar-se dele descalços e curvados, não podendo olhar nos seus olhos. O sumo sacerdote era o huillac umu, geralmente irmão do Inca, em que mantinha o templo, fazia sacrifícios, se comunicava com os deuses.

Os guerreiros eram muito bem treinados, estudando o inimigo a ser atacado, envolvendo a geografia, cercos a cidades, fortificações e espionagem, que consequentemente trouxe sucesso na expansão inca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (323.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com