TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE BRASILEIRA NO PERÍODO COLONIAL.

Por:   •  22/9/2017  •  Monografia  •  3.653 Palavras (15 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho abordará o período colonial, sendo ele em seus aspectos sociais, econômicos e principalmente em termos educacionais. Diante de todos os momentos presenciados na história, é possível notar todos esses aspectos de modo mais aprofundado, desencadeando uma série de mudanças no processo educacional desde o período colonial até a atualidade.

O principal objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento educacional durante os anos de 1500 a 1822, séc. XVI até o séc. XIX, onde uma das maiores preocupações foi desenvolver a plena formação do indivíduo.

Para nos situarmos melhor no trabalho, dividiremos o mesmo em duas partes, sendo que o primeiro capítulo abordará “A Sociedade Brasileira no Período Colonial” em seus âmbitos econômicos, sociais e culturais. Já a segunda parte ficará encarregada de atuar “A Organização no Ensino da Colônia” que se pronunciará mais pela educação.

Para obter um conhecimento mais detalhado sobre o tema abordado, os integrantes do grupo se propuseram a realizar pesquisas para um melhor entendimento.

CAPÍTULO 1 - A SOCIEDADE BRASILEIRA NO PERÍODO COLONIAL.

Para entendermos corretamente a sociedade que se criou nas primeiras décadas depois do descobrimento do Brasil, é preciso colocar em pauta os fatores externos e fatores internos que ajudaram nessa nova formação. A junção dos interesses internos com os interesses externos resultou na formação da sociedade brasileira, e que sobre esses mesmos interesses, a sociedade vem se transformando, dando continuidade a alguns traços que se foram criados na época, apenas ocultando-os numa “face nova”, e pela descontinuidade, que obriga a sociedade a sofrer novas reorganizações para evitar mudanças drásticas.  

O descobrimento do Brasil não foi só produtivo apenas para seus próprios descobrimentos, mas foi decisivo para a transição europeia, da Idade Média feudal para a Modernidade Capitalista.

Com a riqueza que se formava, o capital mercantil tornou as nações e grupos sociais influentes, e providenciou o povoamento e a montagem de empresas produtoras de mercadorias em regiões onde elas não eram encontradas já prontas para serem exportadas. O Brasil encontrava-se nesse caso, onde Portugal, em território adversário, buscava por metais preciosos que garantiriam o seu poder. Povoados por tribos dispersas em uma ampla extensão territorial, o Brasil precisava de um empreendimento que o tornasse interessante para a economia de Portugal.

E é assim que o Brasil se organizava, sobre uma economia agrária, latifundiária e escravista. É uma economia agraria porque a grande extensão territorial e o clima tropical permitiam produzir alimentos e matérias-primas em grande quantidade. É latifundiária pela disponibilidade de terras, pelo lucro de suas produções em grande escala e na compensação de desperdício por gastos técnicos. E é principalmente escravista, não porque faltava na Metrópole, trabalhadores a um salário que fosse cabível a ambição dos proprietários e dispostos a enfrenar um ambiente desagradável, mas porque o negro africano já se constituía em uma mercadoria altamente lucrativa no comércio.

Assumindo essa organização econômica, podemos dizer que a sociedade brasileira enriquecia o empresariado europeu e o colonial, fazendo avançar a transição do comercio capitalista internacionalmente. Instalou-se aqui uma economia colonial agroexportadora, que seria uma forma primitiva de denominação capitalista, mas diferente da europeia, que por consequência a sua ruptura com a escravidão e o feudo, seguia mais avançada. Essa forma capitalista aqui implantada era primitiva por se sustentar em conceitos pré-capitalistas, tendo como base a escravidão e a própria especialização agrícola, sendo que no quadro capitalista mundial, já havia técnicas mais sofisticadas e tendia para uma produção mais manufatureira e fabril.

A sociedade brasileira foi explorada pelos proprietários locais e pelos empresários internacionais, financiadores ou distribuidores e que, durante quatro séculos sofreu com a escravidão do homem, significando o pulo do capitalismo liberal ao concorrencial, como concentradora de riqueza, poder, etc. No espaço econômico que ela criou, havia lugar somente para dois tipos de agentes: o que produzia e o que tinha a propriedade para que a mercadoria fosse produzida, e os que não se enquadrassem a essa classificação, ou exerciam o serviço público ou então eram considerados como “marginais” sem sucesso.

Os grupos que poderiam ser classificados faziam parte de uma pequena parcela da população local, e parte dessa população classificatória, estariam transitoriamente. Desde o governo geral ao vice-reino, o administrativo local só se expandiu e passou a dar privilégios aos integrantes dessas classificações quando a antiga colônia se transformou em reino unido em 1815. Até então só desfrutavam desses privilégios os funcionários da Coroa portuguesa, como o ouvidor-mor (Justiça), o provedor-mor (Fazenda) e o capitão-mor (Defesa), além dos governantes-gerais e os vice-reis. Todos os demais da população colonial, como trabalhadores livres, rurais e urbanos, não passavam pelo ponto de vista econômico, político e social, como elementos inexpressivos, submissos aos “poderosos” senhores, e que, aliás, eram os que ocupavam as câmaras municipais e administrava o cotidiano da vida colonial, como o abastecimento das propriedades e das vilas, os ataques indígenas, a cobrança dos impostos, decidiam os salários dos trabalhadores livres nas fazendas, etc., e que os mesmos eram chamados de “homens bons”, e, o que os levava a essa função era sua posse de propriedade, o seu poder econômico, ou então os seus poderes “auxiliares” como o militar ou religioso e não se exigia nenhum preparo para exercer essas funções, mas somente um desses poderes.

 Fiéis à igreja católica romana, os portugueses trouxeram consigo a Companhia de Jesus, que futuramente daria o suporte espiritual aos “civilizados”, que fundariam uma comunidade em um ambiente não favorável. A princípio foram trazidos os condenados ao exílio para que aqui se purificassem de seus crimes e pecados, e também os ingénuos índios que conheceriam o “reino dos céus”, que eram seu principal alvo, e por séculos a pequena população colonial vegetou sob o comando do poder senhorial, religioso e burocrático. A cultura que se desenvolveu nesse período, foi marcada pelo autoritarismo da religião católica, por uma sociedade favorecida pela aristocracia e brutalmente dividida em extremos inalcançáveis e pelo comodismo das pessoas que viviam das produções primarias. Assim, essa cultura colonial, que era precária, se distanciava da verdadeira cultura e por ser uma “mercadoria de lucro” só usufruíam dessa cultura os privilegiados. Mesmo dentre esses privilegiados, só tinham acesso a essa cultura os filhos primogênitos das famílias, e para os demais restava o ofício sacerdotal ou intelectual, e mesmo assim muitos dispensavam a parte intelectual, pois acabariam representando quem não possuía poder, como os escravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com