TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos físicos da região borte

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo Ministério da Saúde no ano de 1975. É responsável por coletar os dados a respeito da mortalidade no Brasil. Com o avanço tecnológico a sociedade passou a ser informatizada, não foi diferente com o SIM, ou seja, no ano de 1979 foi informatizado. Logo após 12 anos no Brasil foi implantado o Sistema Único de Saúde SUS, este foi criado sob princípio de descentralização, pois ficou sob legitimidade dos Estados e Municípios a coleta de dados, por intermédio das secretárias de saúde.

Desta forma fica notório que o SIM tem a finalidade de reunir os danos qualitativos e qualitativos sobre os óbitos ocorrido no país, se tornando uma ferramenta indispensável na área da saúde. Essa coleta dos dados é feita por intermédio o documento indispensável que é a certidão de óbito, este responsável por alimentar o SIM.

O responsável por emitir a via contendo nome, estado civil, causa da morte entre outras coisas é o médico. Essa responsabilidade do médico está elencada no artigo 115 do Código de Ética Médica, em seguida a declaração preenchida e carimbada pelo médico é levado ao cartório de registro civil para providenciar as medidas legar para seguir o sepultamento.

Vale ressaltar que a declaração de óbito preenchida pelo médico é comporta por três vias pré-numeradas em sequência, a emissão é exclusiva do Ministério da Saúde, que encarrega as Secretárias Estaduais de Saúde à distribuição das Declarações de Óbitos aos municípios. Desta forma as Secretárias Municipais de Saúde que controla a distribuição das declarações, fica juntamente com a Secretária Estadual responsáveis pelos reconhecimentos das primeiras vias de declaração. Seguindo o processo para o controle da mortalidade, a certidão original fica com a família, e outra no estabelecimento que emitiu a declaração de óbito.

Os coeficientes utilizados pelo SIM para o controle da mortalidade são a mortalidade proporcional, pois pega o número de obtidos por determinada causa e dilui o total de óbitos em determinado período, mortalidade por idade, que demostra a proporcionalidade de óbitos por idade em algumas regiões, e pôr fim a curvas de mortalidade proporcional que permite avaliar o grau de saúde de determinada região. Taxa de mortalidade por sexo, idade ou causa indica a proporção de óbitos por sexo, idade e causa, pois gera bastante informações para o SIM. Tem também a mortalidade infantil e a materna, essa indica a proporcionalidade de morte de mães, gestantes e crianças.

Diante de todos os dados mencionados, é sabido concluir que as causas externas são resultantes de um fator chamado, imprudência, esse fator tem crescido ao passar dos anos, pois com os avanços da tecnologia e da sociedade e uma vida livre, tem feito com que jovens e mais jovens tenham uma vida introduzida ao caminho das drogas licitas e ilícitas mais cedo, e com a pouca experiência muitos utilizam de veículos alcoolizados ou drogados, acarretando assim, mortes no transito e de outras formas também.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (53.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com