TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Astecas a história

Por:   •  15/4/2015  •  Abstract  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade antes dos Astecas

A sociedade Asteca se assemelha muito aos Romanos no que se diz respeito a forma de organização militar e politica por meio de formação de colônias, entre outros aspectos.

Antes dos Astecas (também conhecidos por Mexicas) surgirem na Mesoamérica (Atual México), existia uma  sociedade de suma importância histórica e cultural na qual faria referência para a cultura Asteca, a cidade anterior a Tenochtitlán, que seria Teotihuacán.

Teotihuacán tem três características peculiares e de grande importância, as duas grandes pirâmides do Sol e da Lua sendo a da Lua a maior da Mesoamérica, o fato de sua fé ter se espalhado rapidamente, o culto ao Tlaloc, Deus da chuva, e principalmente pelo fato de sua cultura ainda ser palco de diversas peregrinações de altos escalões do povo Asteca mesmo após o declínio de seu império.

Pelo fato de diversos impérios estarem em declínio, houve um grande interesse por parte dos povos bárbaros na Mesoamérica, um dos primeiros bárbaros a chegarem a Mesoamérica foram os Toltecas e que logo em seguida formariam sua cidade na qual designariam de Tula. Porém, mesmo em declínio, o império Teotihuacán conseguiu dominar os Tula e tentou implementar sua cultura sobre eles, mas os chichimecas (Bárbaros) tinham uma cultura totalmente distinta.

O período na qual a cidade de Tula ficou submetida, foi chamado de longo reinado de Quetzalcoatl (uma divindade acolhida pelos Toltecas). Após o passar do tempo, o povo Tolteca foi ficando cada vez mais desenvolvido a ponto de, segundo a mitologia, o Deus Tezcatlipoca (Deus feiticeiro dos Toltecas) lutou contra Quetzalcoatl, venceu e libertou seu povo.

Após a libertação, a cidade de Tula começou a formação de um império na qual se diferenciaria dos impérios da época, trazendo a figura de um Rei.

Os Astecas

A sociedade Asteca tem uma grande importância quando se diz respeito as técnicas agrícolas, artesanato e militares. Conhecido como um povo guerreiro e de grande habilidade artesã, os Astecas tiveram um marco histórico no que se diz respeito a confecção de tecidos, de minérios como prata e ouro e entre outros.

Sua religião era politeísta (crença em diversos Deuses) e praticavam sacrifícios de acordo com sua crença. As principais figuras religiosas para esse povo seriam aquelas que fazem referencia ao Sol, e as práticas agrícolas, acreditavam que a abundância de frutos ou comidas providas do cultivo se dava pelo fato de seus sacrifícios aos Deuses.

Cada habitante tinha direito a um lote de terra, na qual poderia fazer seu cultivo e própria sobrevivência, porém já teriam que pagar impostos. A sociedade era composta por escalões de importância, como se fosse uma pirâmide, acima de todos estariam os maiores Sacerdotes e dois governantes, logo abaixo estariam os dignatários(Pessoa que exerce um alto cargo), depois vinha a elite dos Calpulli(bairros formados por pessoas do mesmo clã), os comerciantes e os artesãos eram os mais próximos da grande camada de moradores livres e proprietários de terra. Abaixo desses moradores livres existia os servos ( moradores livres que perderam suas terras e agora trabalham para outros moradores para suprir suas dividas, como se fosse um trabalho assalariado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com