TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade AP-IV

Artigo: Atividade AP-IV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 2

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto de vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que o autor usa para defender seu ponto de vista.

O tema do editorial “Supremo blá-blá-blá” publicado no Jornal Folha de São Paulo – Opinião, em 20.08.2012, trata da linguagem prolixa e empolada utilizada pelo Poder Judiciário, destacando como se desenrolaram os votos e se elaboraram os documentos vinculados ao julgamento do “Mensalão” que é como a imprensa denomina a Ação Penal 470, julgada no 2º Semestre de 2012, no. Supremo Tribunal Federal.

O autor expressa a sua discordância com essa prática maléfica, registrando no seu texto desde o início que “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no Judiciário” O Editorialista reforça seus argumentos de insatisfação com a excessiva verbosidade das manifestações orais e escritas classificando tanto as falas dos advogados e ministros quanto os textos das sentenças como parte de “ um espetáculo obscuro e bizantino” exibido ao público que acompanhava pela TJ Justiça e outras repetidoras as imagens do julgamento “ao vivo e a cores”.

Leia os seguintes trechos retirados do editorial:

a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.” O leitor precisa, no mínimo, ter uma noção de tempo, minutos, segundos, horas "pouco mais de dois minutos", precisa saber o significado de "oratória" e ter uma noção ao que se refere quando o eu-lírico diz "todos os tempos". É uma frase para pessoas estudadas entenderem completamente.

b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.” O leitor precisa saber calcular, pois assim saberá o que é "incalculável", terá também de saber o significado de reduzir e aumentar. Deverá saber também o significado de "morosidade judicial" e o sentido e o significado de "retórica" e "sucinta." Esse diálogo também é apenas entendido por pessoas cultas e estudadas.

2) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige de maneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

Os trechos exigem do leitor os conhecimentos linguísticos, textuais e do mundo. No primeiro trecho é necessário um melhor conhecimento textual e do mundo, pois para um melhor entendimento seria adequado o leitor saber o que foi o discurso de Gettysburg e quem foi Abraham Lincoln e ambas as informações encontramos em textos e por Abraham Lincoln ter se tornado um grande ícone norte-americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com