TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP IV ANTROPOLOGIA

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  1.489 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno (a): MÁRCIA ALVES DE MELO

RGM: 142459-9                                                        Disciplina: ANTROPOLOGIA

Tutor: Thais Campos Olívio

Unidade 4 – AS TEORIAS ANTROPOLÓGICAS DA CULTURA

ATIVIDADE DE REFLEXIVA

1ª Tarefa

        Podemos organizar através das imagens que alguns monumentos arquitetônicos, são considerados primitivos e outros civilizados, na perspectiva da evolução.

1ª Imagem: Construída pelos astecas, a Pirâmide do Sol se refere há uma pirâmide escalonada (feita em degraus) que possui um altar de madeira dedicado a um deus, dando como característica o politeísmo. Pode ser considerado um monumento arquitetônico primitivo, pelo fato de ser construído com trabalho braçal e pelo uso de somente pedra encaixada uma sobre a outra, e também considerada selvagem, pelo fato do altar, onde se realizavam rituais, oferendas e sacrifício em troca de sorte, da previsão e da forte crença da civilização em sua religião.

2ª Imagem: Um monumento arquitetônico primitivo característico da Roma antiga, Ruínas de Massada se refere a uma fortaleza militar com característica romana os pisos de mosaico e as colunatas também construídas com pedras de gesso. Por ter sido construído a.C., torna-se um monumento selvagem por ser um refúgio de guerras e palco de assassinatos pela  conquista de territórios.

3ª Imagem: A Casa Rosada, assim chamada pela cor aproximadamente rosa, foi palco de importantes manifestações políticas. É considerado um monumento arquitetônico evoluído e barbárie, pelo fato de possuir uma estrutura luxuosa e moderna, com riquezas nos detalhes, que caracterizavam a nobreza do local na época, mas restringente ao período colonial, onde mesmo com processos evolutivos, haviam atos desumanos como a escravidão e a falta de democracia.

4ª Imagem: A Torre Eiffel, famosa por possuir restaurantes, lojas e outros lugares que permitem o turismo, o lazer e a socialização das pessoas em Paris. É um monumento arquitetônico evoluído e civilizado, pelo fato de ser construído com ferro e ligas metálicas e também por possuir pavilhões de vidro e arcos decorativos ao longo de toda torre.

5ª Imagem: A Megalópole por ser um conjunto de áreas metropolitanas é considerada evoluída civilizada por serem constituídos de edifícios, comércios, indústrias em total desenvolvimento. Algumas características são expressivo fluxo de habitantes entre os cidadãos das cidades que formam a megalópole, alto nível de integração econômica entre as cidades e sistemas de transportes que integram as diversas regiões das cidades.

2ª tarefa

Através do difusionismo não organizamos estes monumentos através de primitivo e civilizado, mas sim através de uma cultura em que se difundiu para outras, sendo assim as imagens, pode-se perceber que a sequência nos mostra um processo evolucionista, a 1ª imagem nos mostra uma arquitetura básica, onde-se esculpiam pedras (própria matéria-prima). A 2ª imagem nos mostra um pequeno processo de evolução caracterizada pelo surgimento de gesso, que facilitava o não esculpimento das pedras e a característica militar do local, relativa à segurança e a preservação das terras que eram constantemente disputadas na busca de expansão de territórios. A 3ª imagem revoluciona com o surgimento da realeza e da nobreza imperial característica do luxo e do neoclassicismo apresentados desde a arquitetura até o acervo encontrado nos corredores da casa. A 4ª imagem nos mostra uma nova fonte de matéria prima, o ferro retorcido e ligado por ligas metálicas característico do modernismo e do surgimento de uma nova fonte de arte. A 5ª imagem possui riqueza de atualidades e característica do processo de urbanização mantendo o luxo e a boa aparência, mas  não tornando–os como prioridade como na imagem 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com