TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Aprofundamento APII

Dissertações: Atividade De Aprofundamento APII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  1.342 Visualizações

Página 1 de 2

Tema e ponto de vista do autor

O principais temas do artigo “supremo blá blá blá” do editorial uol, é o mal uso da linguagem no discurso de Abraham Lincoln, onde o discurso de Gettysburg é tido até hoje como umas das maiores oratórias e a dificuldade que existe até hoje no poder judiciário em resumir suas ideias, utilizando de discursos muito longos e confusos de difícil compreensão, ou seja, no Supremo Tribunal utiliza-se de uma linguagem prolixa. “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa” e “À prolixidade nos processos, somou-se a loquacidade fora deles”.

O autor deste artigo expressa seu ponto de vista nas seguintes frases: “O costume começou há mais de dez anos, quando ministros passaram a discorrer sobre quase qualquer assunto, a pretexto de que assim prestavam contas e faziam do Judiciário um Poder menos fechado” e “Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”.

Conhecimentos prévios sobre os trechos

No primeiro trecho: “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”, o conhecimento prévio deste trecho é o conhecimento textual, ressaltando o domínio e a qualidade de Abraham Lincoln em seu discurso, colocando suas ideias de uma forma clara e objetiva, assim todos entenderam a mensagem que foi passada.

No segundo trecho: “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”,

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »