TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Aprofundamento

Monografias: Atividade De Aprofundamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.178 Visualizações

Página 1 de 2

A Atividade de Aprofundamento dessa Unidade possui duas partes:

a) A primeira parte consiste no preenchimento das questões levantadas sobre os filósofos (no quadro abaixo).

b) A segunda parte é elaborar um texto relacionando uma característica do pensamento de um dos filósofos do quadro abaixo (qualquer um) e algum aspecto da vida atual. Esse texto deverá ter no mínimo 10 (dez) linhas.

No aspecto da vida atual vemos, que a educação é um caminho para a vida pública, cabe a educação a formação do caráter do aluno. Um dos fundamentos dos pensamentos de Aristóteles é que todas as coisas tem uma finalidade; é isso que leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeição a outro de perfeição. Nem todos os seres conseguem ou têm oportunidades de cumprir o ciclo em sua plenitude, porém, por ter potencialidades múltiplas, o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo e desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento.

A organização social e política em geral, a educação, e tem a responsabilidade de fornecer essas condições.

“O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência"

Autor Questão Resposta

Sócrates Quais são as características do método socrático? Ele parte do pressuposto de que todo e qualquer conhecimento deve ser destruído, só então limpando todo o saber dos sensos comuns possa-se construir um tipo puro, caracterizando seu método de construção de conhecimento a Maeutica= parto das ideias, destruir os sensos comuns uma fase determinada=ironia para então se construir um tipo de conhecimento prático e concreto na realidade.

Platão Quais são os elementos que compõem a teoria das ideias de Platão? Platão imagina uma caverna onde todos os seres humanos estão acorrentados no fundo da caverna. Do que na verdade teria existência real o mundo das ideias, pois seria no mundo das ideias que residiria o mundo de todas as coisas. Mas aquilo que os homens tomariam como realidade sombras destorcidas.

Aristóteles O que é substância? Substância é composta por essência, ou seja, aquilo que o objeto é destinado a ser; mais os acidentes, onde as substâncias pode ou não ter sem deixar de ser o que é.

O que é matéria e forma? Forma é o que faz com que uma coisa seja o que é. É um princípio inelegível e também é a essência comum aos indivíduos de uma mesma espécie.

Matéria é o princípio indeterminado de que o mundo físico é composto. Toda matéria guarda em si o potencial de si transformar-se em algo, as pessoas guardam esse potencial.

O que é potência e ato? Potência é aquilo que pode vir a ser, ou seja, ausência de perfeição.

Ato é aquilo que a substância é, ou seja, o movimento é a passagem da substância em ato.

Santo Agostinho O que é teoria da iluminação? As ideias divinas seriam apresentadas ao homem por Deus e por isso seriam eternas e verdadeiras, portanto essa noção, Deus ilumina a razão e permite ao homem pensar de maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com