TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  11/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  5.751 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

CURSO SUPERIOIR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

Mário Roberto Lima de Oliveira

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

BELÉM-PA

SETEMBRO DE 2017

Mário Roberto Lima de Oliveira

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

Relatório das Atividades Desenvolvidas no Hospital (Anita Gerosa), como requisito à disciplina de Estágio Supervisionado.

Preceptor: Francisco  Geovani Sampaio Nascimento.

 

BELÉM-PA

SETEMBRO 2017

Lista de siglas, símbolos ou termos técnicos

AVC – Acidente Vascular Cerebral

ABD – Abdome

DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Esteatose hepática leve – gordura no fígado ou fígado gorduroso

Hematúria – Sangue na urina

Hemoptise – Presença de sangue no escarro

Hidronefrose – Dilatação do rim (rim inchado)

Hemiplegia – Paralisia de um lado do corpo (mais grave)

Hemiparesia – Perda de força (debilidade) em um lado do corpo (menos grave)

 

Histórico do Hospital Anita Gerosa  

O Hospital Anita Gerosa, fundado em 03 de julho de 1962, pelo Padre Salesiano Pietro Gerosa (1928-1992), tinha como principal objetivo atender à saúde da comunidade carente da região de Ananindeua. Nessa época, o atendimento iniciou-se num único prédio, com ambulatório, duas enfermarias e a cozinha da instituição.

Em 1969, a mãe do Pe. Pietro, Anita Gerosa, homenageada pelo filho, ao emprestar seu nome para o hospital, ajudou financeiramente a ampliação da entidade que, cada vez mais, tornava-se fundamental para os moradores de Ananindeua. Dez anos depois, em 1979, o hospital foi novamente ampliado e, em 1982, uma nova obra, realizada com recursos próprios, criou a maternidade. Somente em 1992, ano da morte do Pe. Pietro Gerosa foi inaugurado o prédio atual com ambulatório, pediatria e clínica médica.

Apesar de todo empenho e esforço, em 1º de março de 2005, depois de infinitas crises financeiras, a Inspetoria Salesiana Missionária, por terem como carisma as questões educacionais, resolveram passar a administração do Hospital Anita Gerosa aos padres Camilianos, Sociedade Beneficente São Camilo.

Sumário

1.Introdução        6

2. Objetivo        7

2.1 Objetivo geral        7

2.2 Objetivo especifico        7

3. Desenvolvimento        8

Considerações Finais        11

1.Introdução

       O presente relatório de estágio é elaborado para avaliar o desempenho, com vista á conclusão da minha graduação como Tecnólogo em Radiologia pela Faculdade Mauricio de Nassau.

       O estágio é uma prática de aprendizado por meio do exercício de funções referentes a profissão que será exercida no futuro e que adiciona conhecimentos práticos aos teóricos aprendidos no curso. Sabe-se que o estágio em campo é uma importante etapa da vida acadêmica para a formação do profissional das técnicas radiológicas e que com a vivência na prática de situações reais é que se consegue formar um profissional com qualidade, preparado para o ingresso no mercado de trabalho e para o exercício efetivo da profissão escolhida. O estágio desenvolveu-se no Hospital Anita Gerosa que fica localizado na Br 316, Av. Magalhães Barata, 1604- centro, Ananindeua-PA, entre o período 8 de maio a 01 de setembro de 2017, o Hospital Anita Gerosa comporta 5 tipos de aparelhos para a realização dos exames: TC, RX, Densitometria Óssea, Mamografia e a RM. O estágio foi uma oportunidade de entrar em contato com atividades de forma a complementar e aperfeiçoar os meus conhecimentos para uma melhor competência na área da saúde. Refiro-me, também, que o relatório de estágio se destina não só a descrever as atividades desenvolvidas ao longo do mesmo, mas também a apresentar um trabalho realizado com todo o conhecimento adquirido durante os meus estudos. É nesse período que se dissolvem as dúvidas que porventura possam existir podendo assim unir o conhecimento teórico ao prático.  

 

2. Objetivo

2.1 Objetivo geral

          Proporcionar ao estudante de Radiologia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando ao aluno a integração entre a teoria e a prática através da vivência no setor de trabalho, buscando assim cada vez mais o seu burilamento para se tornar um profissional qualificado no mercado de trabalho nos dias de hoje bastante exigente.

2.2 Objetivo especifico

Conhecer uma unidade de radiodiagnóstico; conhecer normas e rotinas de funcionamento

Manusear os aparelhos adequadamente conforme a permissão e orientação do preceptor e supervisor de estágio;

Possibilitar ao estudante a aplicação da teoria aprendida nas disciplinas, permitindo assim maior assimilação dos conteúdos;

Examinar ou avaliar o acerto da escolha profissional, suprindo eventuais deficiências na sua escolha acadêmica;

Identificar no aluno oportunidades de desenvolvimento de suas habilidades;

Analisar no setor de estágio, oportunidades para estimular o estudante a propor mudanças e desenvolver suas potencialidades individuais;

Interagir com o paciente;

Interagir com a equipe de forma multiprofissional;

Reportar-se ao supervisor ou preceptor de estágio se houver dúvidas existentes .

3. Desenvolvimento

           O estágio teve início no dia 08/05/2017 no horário das 8h às 12h, com a apresentação dos locais no qual os alunos colocariam em prática os seus conhecimentos adquiridos no decorrer do curso oferecido pela instituição de ensino.

            No primeiro dia de estágio fui recepcionado pelo Sr. Francisco Geovani (preceptor) que logo em seguida fez a divisão dos grupos.

            Para cada setor de diagnóstico por imagem foi direcionado os integrantes de cada grupo. Fiquei na sala de tomografia computadorizada (TC) durante 3 meses e 7 dias para depois ser direcionado para o setor de RX permanecendo até o final do estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com