TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica

Trabalho Universitário: Atps Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 7

Anhanguera – Uniderp

Amanda Guijarro – RA: 6915385015

Cinthia de Fátima Souza - RA: 6783312418

Cristiane Rodrigues de Souza - RA: 6997487176

Elizete dos Santos Felizardo Salles - RA:6942015898

Pedagogia – Licenciatura

Didática e Práticas de Ensino

Profª Norelei Rodrigues Frutuoso

Santo André

2014

A leitura e a interação professor/aluno e seus desafios

A relação professor/aluno tem sido uma das principais preocupações do contexto escolar. Ao levar em consideração a escola como a única instituição com a possibilidade da construção sistematizada do conhecimento pelo aluno, é fundamental propiciar condições favoráveis que possibilitem o interesse de professores e alunos.

Para que ocorra sucesso no processo ensino/aprendizagem, é imprescindível a interação entre professor e aluno.

A escola pode ser considerada como um dos espaços essencialmente propícios, e talvez único, capaz de desenvolver e elevar o aluno intelectualmente e culturalmente dentro de uma sociedade. As relações estabelecidas no contexto escolar entre alunos e professores têm exigido bastante atenção e preocupação por parte daqueles que encaram a escola como espaço de construção e reconstrução mutua de saberes.

O homem tem a necessidade de ler e escrever para registrar os seus dias para a perpetuação da espécie. A leitura ganha novos significados, enraizando definitivamente.

O ser humano utiliza a leitura em praticamente todos os momentos da vida, na leitura de revistas, panfletos, livros, anúncios, bula, etc.;

E leitura esta completamente ligada à escrita, ela serve para que o aluno obtenha conhecimentos e serve de motivação para que o aluno goste de estudar e goste da escola.

Projeto: Leitura – Contos e Fábulas

1. Público Alvo: 2° Ano – Ensino Fundamental – crianças de 6 e 7 anos

2. Justificativa: Desenvolver um projeto com contos e fábulas é importante porque a criança tem grande interesse por histórias. Assim, despertamos o interesse, envolvimento e participação delas nas atividades propostas.

3. Objetivos Gerais e específicos: Instigar nos alunos o gosto pela leitura, desenvolvendo no aluno um comportamento leitor, estimular a linguagem oral.

4. Objetivo específico: Estimular a memória, percepção, atenção e expressão oral, compreender o enredo da história e a sequência começo, meio e fim, dramatizar as histórias, interessar-se pela leitura/histórias, saber trabalhar com diferentes materiais, interagir em diversas situações de comunicação oral, trabalhar o lado emocional da criança, trabalhar a coordenação motora e raciocínio.

5. Cronograma

Ações/Atividades

Março

Abril

Maio

Junho

Escolha do Tema

X

Apresentação do tema aos alunos

X

Ensaios

X

X

X

X

Confecção do Cenário

X

X

Produto final: Dramatização

X

6. Desenvolvimento

O projeto iniciará com uma mobilização dos alunos, ou seja, despertando neles o interesse para trabalhar com este tema ao longo de um determinado período.

Após isto, agir com o foco de estimular a fala do aluno por meio da interação com o outro, por gestos, linguagem corporal, música, roda de leitura interativa, reprodução de contos e histórias, familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação nas quais ela se faz necessária e do contato com revistas, jornais, internet, livros, etc.;

Dramatização de um conto, maior socialização entre os alunos, não deixando nenhum aluno fora dos grupos, diminuindo assim os problemas com as diversidades, tornar os alunos mais autônomos.

Antes da execução do projeto Roda de conversa – Perguntar e registrar as dúvidas e questões do aluno sobre o conto. Se os alunos já conhecem o conto. Observar através das conversas quantas versões do conto surgiu, e escolher qual versão será trabalhada. Ouvir histórias contadas pelos alunos, acompanhar o desenvolvimento e o entendimento dos alunos. Esclarecer dúvidas sobre o conto.

Distribuir os livros para os grupos de alunos conhecerem as diversas histórias, através das ilustrações.

Desenho livre sobre o maior ponto de interesse do aluno

Trabalhar o conto escolhido “Os Três Porquinhos”. Mostrar as ilustrações. Demonstrar a importância da leitura, incentivar a compra de livros sobre a Literatura Infantil. Divisão da sala em grupos, para a confecção dos personagens, para apresentação da história.

Desenho dos personagens, observar as características de cada personagem, distribuir para cada grupo suas funções, e os materiais necessários para confecção dos seus personagens. Inicio das confecções das personagens.

Professor juntamente com os grupos concluírem a confecção dos personagens, adereços e painéis.

Recolhimento do material confeccionado para a dramatização da história.

Ensaio geral para as apresentações

Apresentação da história para os outros grupos da sala e para as outras turmas da escola.

REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA NOS DIAS ATUAIS...

O que vimos na escola visitada de ensino fund. I é que as crianças de 2° Ano chegam meio que perdidos, agem como se ainda estivessem em EMEIS, isso acaba sendo um pouco traumatizante aos alunos, e trabalhoso para a equipe escolar e professores.

Logo na chegada todos os alunos são recebidos pelos inspetores de alunos, que demonstram um afeto muito grande pelas crianças, até que dá o sinal para a formação das filas, onde os inspetores ensinam os seus lugares na fila que é organizada por ordem de tamanho, as professores sem da sala dos professores e se posicionam a frente das filas de seus respectivos alunos, cantam uma musiquinha com eles e vão para as suas salas começar suas atividades do dia.

O ensino é minuciosamente explicado e dado diversos exemplos para a compreensão do todos seja atingida, porém muitas vezes a professora tem que ir até as carteiras para explicar individualmente por conta de dificuldades de alguns alunos.

A interação das crianças uma com as outras e com a própria professora é muito grande através de conversas e algumas brincadeirinhas no decorrer da aula, eles colocam suas opiniões e debatem assuntos cotidianos dele.

Como as crianças ainda são muito novas, e acabaram de sair das EMEIS, que é totalmente diferente de escolas estaduais, quase sempre acontecem algumas pequenas desordens, onde os professores e a equipe escolar tem que ser mais enérgicos para controlar os ânimos, pois os alunos acabam dispersando do assunto da aula muito rápido, a professora esta sempre executando atividades que ajudem esse novos alunos a serem mais independentes.

Brincando e aprendendo com Pinóquio no mundo da aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

• Tomar gosto pela leitura;

• Reprodução oral e escrita através do clássico Pinóquio;

• Compreensão global do texto, através da análise do tema;

• Ampliar vocabulário;

• Desenvolver criatividade e coordenação motora;

• Identificar figuras geométricas;

• Resgatar os valores essenciais para o convívio familiar e social;

• Identificar e reconhecer a importância dos valores na educação recebida pelos familiares, bem como a sua aplicação nos diversos segmentos sociais.

Duração das atividades

Três aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Oferecer ao aluno oportunidade para conhecer e apreciar um dos clássicos da literatura infantil admirados por crianças, jovens e adultos através de vários meios de comunicação, proporcionando momentos de reflexão sobre valores morais e éticos de forma contextualizada, bem como a compreensão da importância da cultura para seu crescimento, enriquecimento pessoal e social.

Estratégias e recursos da sala

1° e 2° aulas:

O filme “Pinóquio” será exibido na sala de vídeo através de DVD e vídeo ou na sala de aula utilizando o data show e notebook.

• É importante sempre dizer a verdade? Por quê?

• Qual o papel do Grilo falante na história?

• Vocês já ouviram o ditado “A mentira tem pernas curtas”? O que isso quer dizer?

• Já imaginaram o que aconteceria se todas as vezes que mentíssemos o nosso nariz crescesse?

3° aula

Matemática- Geometria

Com cuidado vou colorindo, recortando, criando e montando, essas formas geométricas cada uma de uma cor, conte comigo, por favor. Vou contando bem contente, vai surgindo em minha frente, um Pinóquio colorido, me ensinando diferente.

REFLEXÃO Á RESPEITO DA ENTREVISTA COM PEDRO DEMO

Pedro Demo guarda um profundo respeito pela proposta piagetiana chamado construtivismo, mas prefere o termo reconstrutivismo, porque é culturalmente mais plantado. Piaget disse que a criança é um grande pesquisador, é curiosa, quer ver as coisas, quebrar os brinquedos pra ver o que tem dentro e pergunta muito.

A criança precisa saber português e matemática, mas ainda mais importante é saber o que fazer com isso na vida. Isso é muito importante aí está o papel fundamental da educação e do professor que sabe provocar essa reação sujeito, não de objeto.

Considerações Finais

Antes de entrar em uma sala de aula o professor deve se preparar, e está preparado para as maiores possibilidades que podem acontecer em sua aula, porque professores despreparados e que mais se encontra nas escolas, sem pesquisa e aprimoramento da matéria tais como pesquisas e cursos, de forma que não tenham maior conhecimento para ser passado. Hoje as crianças estão muito mais questionadoras do que a anos atrás e é imprescindível que o professor explore isso nos alunos fazendo com que tenham maior participação na aula, deixando que pensem e falem como suas próprias palavras a respeito de determinado assunto, sem restrições dando liberdade para que todos se expressem.

As crianças antes eram vistas como adultos pequenos sem muitos cuidados, hoje o lúdico faz com que as crianças aprendam de maneira divertida e se socializem uns com os outros, a teoria é importantíssima para o professor mais pratica é que vai mostrar se realmente a teoria foi assimilada. ”E a prática que não volta para a teoria envelhece e fica caduca.” (Pedro Demo) As duas andam juntas uma segurando a mão da outra sabendo que essa corrente mais difícil de quebrar e assim o conhecimento e aplicado de maneira correta.

Bibliografia

• educador.brasilescola.com/orient ação/incentivo-leitura-nos-series-iniciais-htm acesso 30/03/2014 as 15:49hs.

• http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0035.asp

• http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/curiosidade-pesquisador-427229.shtml?page=1

•<https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B_iiQRJ-KpWINDcwYmQyZWItNDA1Ni00NGFmLTkzMjctZWFkMGY0MGJi&hl=ptBR>. Acesso em 24 set. 2012

...

Baixar como  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »