TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Didatica Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: Atps Didatica Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Aula-tema: Didática: histórico, conceituação e pensamento didático. A didática e os sentidos de ensinar. A didática em ação. Relação Pedagógica e suas dimensões.

Passo 2: Preencher o quadro, registrando a definição da Didática e de Pedagogia antes do século XX, no século XX e neste início do século XXI.

Ano/época

Marco histórico

Didática

Pedagogia

Antes do século XX Chegando à colônia brasileira, em 1549, os jesuítas implantaram os primeiros colégios contando com incentivo e subsídio da coroa portuguesa. Essa situação se consolidou com o estatuto da “redízima” instituída em 1564 -1958, mediante a qual um décimo da receita obtida pela coroa portuguesa na colônia era destinado à manutenção dos colégios jesuítas. Com Commenius, através de sua Didática Magna, escrita no século XVII e considerada marco significativo no processo de sistematização da Didática, que esta se populariza na literatura pedagógica. Commenius pregava uma teoria humanista e espiritualista da formação do homem, embasado no respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do conhecimento através da experiência, da observação e da ação, bem como uma educação fundamentada no diálogo. Abordava, também, a importância da necessidade da interdisciplinaridade. Da antiguidade até o início do século XIX, predominou na prática escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era exclusivamente memorizar. Os alunos tinham que decorar a resposta e depois o professor lhe perguntaria. O aluno repetia as respostas mecanicamente, e não de forma inteligente, pois ele não participava de sua elaboração e, em geral, não refletia sobre o assunto estudado.

Até os anos 80, do século XX A concepção corrente era de que as transformações revolucionárias seriam o remédio que curaria todos os males sociais. Para Pestalozzi , a educação era um instrumento de reforma social. Ele pregava a educação das massas e proclamava que toda criança deveria ter acesso a educação . Para Pestalozzi a transformação da sociedade iria se processar através da educação que tinha por finalidade o desenvolvimento natural, progressivo e harmonioso de todas as faculdades e aptidões do ser humano.

Anos 90 até o inicio do séc. XXI O progresso material é mais importante que o desenvolvimento dos padrões culturais e espirituais. Acima do homem está o dinheiro; mais vale ter do que ser. O conhecimento e o ensino devem estar intimamente relacionados à ação, à vida prática, à experiência. A concepção que Dewey tinha do homem e da vida, e que serve de base á sua pedagogia, é de que a ação é inerente á natureza humana.

Séc. XXI até dias atuais A escola não consegue desempenhar com eficácia a função de informar e, muito menos, a função formadora. Didática em muitos países, ainda não é reconhecida como ciência autônoma. É considerada, erroneamente, uma disciplina técnica da Pedagogia, ou como ramo desta. Não obstante, felizmente, são muitas as comunidades científicas que a partir do século XX, deram luz verde à Didática como ciência particular. Aprender a conhecer - É necessário tornar prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento para que não seja efêmero, que se mantenha através do tempo, que valorize a curiosidade, a autonomia e a atenção, permanentemente. É preciso também pensar o novo, reconstruir o velho, reinventar o pensar.

Passo 3

“ O processo pedagógico e o trabalho devem basear-se nos estudos realizados pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com