TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps planejamento

Tese: Atps planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Tese  •  1.080 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Segundo Charles Darwin, planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira contínua e constante. Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas também é uma forma de assegurar a sobrevivência e a continuidade dos negócios. Isso ocorre à medida que se formalizam programas e procedimentos que capacitam os profissionais a atuarem de modo consciente e consequente nas eventualidades que se apresentam no cotidiano das organizações. De forma genérica, o planejamento é a definição de um futuro desejado e de meios para alcançá-lo. Em outras palavras, poderíamos definir planejamento como sendo o exercício sistemático da antecipação. Na verdade, é a função administrativa que determinam antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos, e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível, onde é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso existe uma hierarquia de planos. Segundo Francisco Lacombe, planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa. Segundo Chiavenato, há três níveis distintos de planejamento: Planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Planejamento Estratégico é conceituado como um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Relacionam-se os objetivos de longo prazo e com maneiras e ações para alcançá-los, que afetam a empresa como um todo. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo. Está voltada para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como um todo. Planejamento Tático é relacionado os objetivos de curto prazo, e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente uma parte da empresa. O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.

As principais características do planejamento tático são:

a) o planejamento é um processo permanente e contínuo,

b) o planejamento é sempre voltado para o futuro,

c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão,

d) o planejamento seleciona entre várias alternativas disponível em um determinado curso de ação.

e) o planejamento é sistêmico.

f) o planejamento é interativo,

g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos,

h) o planejamento é uma técnica cíclica,

i) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais) o planejamento é uma técnica de coordenação,

k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.

Ou seja, é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos. O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com