TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumentando a conscientização dos gerentes

Tese: Aumentando a conscientização dos gerentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

ções consistentes a fim de evitar a mortalidade das micro e pequenas empresas, a presente pesquisa pretende auxiliar aos gestores, bem como aos demais interessados propondo a utilização de uma ferramenta que atenda a estrutura básica e resulte em informações que propiciem uma gestão mais racional dos recursos disponíveis. E neste contexto, a contabilidade gerencial, surge como uma ótima alternativa no auxílio deste processo decisório, pois sua utilização é de suma importância para a continuidade das organizações.

1. 3. Objetivo

O objetivo desta pesquisa, portanto, é sensibilizar os gestores, bem como os demais profissionais que fazem uso da contabilidade sobre a necessidade do uso da contabilidade gerencial na gestão das micro e pequenas empresas.

1. 4. Justificativa

Neste contexto, dissertar acerca deste tema tão relevante, abordando a contabilidade gerencial como uma ferramenta de gestão das micro e pequenas empresas é uma justificativa bastante plausível para a realização desta pesquisa, pois isso poderá despertar os usuários da contabilidade, bem como os gestores de micro e pequenas empresas a fazerem uso desta ferramenta no processo de tomada de decisões das empresas.

Os empresários, administradores, contadores e gestores de micro e pequenas empresas que fazem uso da contabilidade gerencial como uma ferramenta auxiliar no processo decisório da empresa obtêm uma melhor performance para suas empresas quando comparados aqueles que não se utilizam desta importante ferramenta de gestão. Visto que, a partir de dados e informações consistentes uma situação pode ser perfeitamente controlada ou até revertida, se necessário.

Parte-se do princípio que quanto mais eficientes são as informações contábeis utilizadas pelos gestores e contadores das micro e pequenas empresas, melhores serão os resultados obtidos pelas entidades. Pois, uma empresa que não faz uso da ferramenta “contabilidade gerencial” é como um navio sem bússola em alto mar, ou seja, suas perspectivas não são nada agradáveis e seu futuro é incerto.

1. 5. Referencial Teórico

1. 5. 1. Contabilidade

A contabilidade surgiu juntamente com a civilização. Seus progressos quase sempre têm coincidido com aqueles que caracterizaram os da própria evolução do ser humano. (BEUREN, 2004, p. 22, Apud Sá, 1997, p. 15).

De acordo com Marion (1998, p. 24), a contabilidade é o instrumento responsável em fornecer informações que sejam úteis para a tomada de decisões dentro e fora das dependências da empresa. A contabilidade é de suma importância para a continuidade de uma empresa, não importa o seu porte, desde a micro à grande, todas as empresas que desejam prolongar seus dias e aumentar seu lucro devem fazer uso da contabilidade como uma ferramenta de gestão. Pois a contabilidade capta, registra, resume e interpreta os fatos contábeis que podem afetar a situação econômica, patrimonial ou financeira da empresa. E serve como base para as tomadas de decisões dos gestores, a fim de que se possa aplicar as medidas corretivas necessárias para melhorar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com