TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES COM A LÍNGUA POR MEIO DA REESCRITA

Por:   •  21/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  2.564 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Conteúdo e Metod. do Ens. da Língua Port. e Lit. nos anos Iniciais EF

ATIVIDADE 01

Após ler o artigo “Produção de textos no ensino fundamental: reflexões sobre atividades com a língua por meio da reescrita”, disponível em material de aula “arquivo”, responda as questões que seguem: (1,25)

a) Baseado na leitura do artigo citado acima, responda de forma reflexiva sobre a concepção (noção) de escrita, portanto, de texto que as autoras trazem.

A maior parte da sociedade é organizada a através da língua escrita, sendo assim podemos dizer que a escrita é uma forma de interação social, e além de sua função de comunicação entre os sujeitos, também é utilizada para gravar informações.

O sucesso na aquisição da língua escrita está ligado ao conhecimento e a clareza daquilo que nos prestamos a fazer, pois para que se atinja o objetivo proposto é fundamental que os textos sejam desenvolvidos de maneira correta não apenas na parte ortográfica, mas em toda sua estrutura.

A escrita é uma prática que se faz necessária para toda vida e é um processo que envolve inúmeras fases, dentre elas a reescrita.

b) No artigo observou- se que a reescrita de textos é muito importante para que o aluno supere as suas limitações. Sobre isso responda: segundo o texto, o que é o processo de reescrita textual?

A reescrita textual além de ser um recurso que podemos utilizar para a correção gramatical também nos ajuda a melhorar o senso crítico. Não devemos nos limitar apenas aos resultados obtidos. Quando houver erro é preciso compreende-lo e assim modificar o texto de maneira que haja coerência.

Portanto a reescrita possibilita transformar, substituir, reordenar palavras e períodos, aprimorando as competências discursivas, pois em alguns textos até encontramos uma ortografia correta, mas não há coerência devido ao uso incorreto dos recursos da escrita.

ATIVIDADE 02

Sobre o gênero textual na escola, o artigo “Recital de poesias: um evento de letramento e de formação docente inicial”, disponível em material de aula “arquivo”, aborda aspectos sobre a organização de um recital. Quais outros textos literários podem ser usados em eventos de letramento como esse? Reflita: a oralização do texto escrito, como é feito em um recital, desperta o gosto por textos literários? (máximo 15linhas)(1,25)

As Fábulas são textos literários que também podem ser usados em eventos de letramento.

Sim, a oralização do texto escrito pode despertar o gosto por textos literários.

Em toda forma de incentivo ao gosto pela leitura haverá resultado positivo, desde que não seja forçada ou imposta. A oralização é uma forma atrativa de induzir os alunos a leitura, ela pode ser prazerosa, gerando no aluno a fantasia e a curiosidade, aguça a imaginação, além de despertar a sensibilidade.

Ninguém gosta de algo que seja desinteressante, então a oralização deve ser transmitida de modo que desperte o interesse do aluno e que ele compreenda a necessidade da leitura para sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com