TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E O TRABALHO COM ASPECTOS GRAMÁTICAIS

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.558 Palavras (15 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

FEC - FACULDADE UNIME DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

CLEUDE LEAL

MILENA BEIRÃO

RENATA ANDRADE

ROZIANE SOUZA

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO E O TRABALHO COM ASPECTOS GRAMÁTICAIS

Lauro de Freitas

2016.2

CLEUDE LEAL

MILENA BEIRÃO

RENATA ANDRADE

ROZIANE SOUZA

O LIVRO DIDÁTICO E O TRABALHO COM ASPECTOS GRAMÁTICAIS

Trabalho apresentado à UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura como requisito de avaliação oficiada disciplina Princípios Teórico Metodológica do Ensino de Língua Portuguesa do 6.º semestre de Pedagogia.

Orientador: Professor Uilton Gonçalves.

Lauro de Freitas

2016.2

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO________________________________________________ 1

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA___________________________________ 2

ANÁLISE DO ASPECTO GRAMÁTICAL PONTUAÇÃO________________5

ANÁLISE DOS DADOS_________________________________________ 6

PROPOSTA DE ATIVIDADE PRODUTIVA_________________________ 12

PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO__________________________________13

CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________ 14

REFERÊNCIAS ______________________________________________

ANEXOS____________________________________________________


INTRODUÇÃO

O referente livro trata do trabalho com produções de textos de diferentes gêneros cuja atividade escolhida aborda o gênero Autobiografia. Este livro pertencente a coleção “Porta Aberta”, voltado ao 2º ano do ensino fundamental         da rede privada de ensino e contempla, além dos diversos gêneros textuais, ilustrações coloridas e imagéticas.

 A tarefa trabalha as habilidades de ler e escrever, desenhar, pensar, dramatizar, por meio de atividades que preparam para a produção de textos de gêneros variados. 

O autor concede a produção de texto utilizando uma sequência didática que envolve: interpretação de texto e reunião de ideias; preparação, um primeiro momento para reunir ideias e pensar no texto; a escrita, que constitui um rascunho do texto; a revisão, etapa de releitura e realização de mudanças no texto; a reescrita, etapa em que o aluno prepara o texto para ser apresentado aos colegas e ao professor; e a edição final, etapa em que o texto é finalizado para compor um livro, jornal, mural, cartaz ou a utilização de outro suporte.

As etapas supracitadas e as questões propostas apresentam uma linguagem simples e de fácil compreensão pelo aluno. Utiliza de sequências específicas e norteadoras do raciocínio para a composição do texto e suas características, porém pode limitar a produção de um material rico em informações por estabelecer questões particulares que não dão conta de atender aos diferentes fatos e vivências da criança, no momento da produção do texto autobiográfico, além de conferir perguntas que podem levar o aluno a produzir um questionário, em detrimento de um texto organizado em parágrafos.

O conteúdo precisa contemplar algum texto que apresente as características do gênero trabalhado para que, de forma autônoma, o aluno consiga produzir o texto orientado pela descrição do conteúdo, além de pesquisas extra livro didático.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A análise pedagógica acerca de metodologias de ensino da disciplina de Língua Portuguesa aponta para parâmetros cada vez mais significativos e relevantes. A práxis educativa e a abordagem de conteúdos, na aplicação de uma relevante didática, se resultam em resultados que satisfaçam as reais necessidades dos alunos, no que diz respeito as suas particularidades e ao processo de ensino-aprendizagem.

Partindo desse contexto didático, podemos perceber que o ensino da língua portuguesa perpassa a simples prática de transmissão de conteúdos rígidos, repletos de regras imutáveis e de extrema precisão, que valoriza uma abordagem pouco satisfatória que não condiz com a realidade, a qual esses assuntos são incorporados e vivenciados na prática. É necessário uma atenção mais sensível e precisa para perceber que o processo de ensino da língua portuguesa não se resume nas características supracitadas, visto que, constitui-se de um amplo campo de aplicações e possibilidades metodológicas que desenvolvam uma aprendizagem significativa, em consonância com um universo real e rico em contextos. Nesse sentido, ANTUNES (2003) afirma que:

Um exame mais cuidadoso de como o estudo da língua portuguesa acontece, desde o Ensino Fundamental, revela a persistência de uma prática pedagógica que, em muitos aspectos, ainda mantém a perspectiva reducionista do estudo da palavra e da frase descontextualizadas. Nesses limites, ficam reduzidos, naturalmente, os objetivos que uma compreensão mais relevante da linguagem poderia suscitar – linguagem que só funciona para que as pessoas possam interagir socialmente (p. 19).

        É explicito a necessidade de uma abordagem de ensino que leve em consideração, dentre outros fatores, a contextualização dos conteúdos. Na diversidade de explicações sobre aprendizagem do aluno, tem-se dado pouca ênfase a contextualização gramatical, a dinâmica da prática educativa, a avaliação e ao contexto do livro didático no processo de ensino aprendizagem. Em vista dessa asserção e da relação do estudo da gramática e do emprego dos substantivos, assunto em destaque, em diferentes tipos de textos e contextos em sala de aula, fica evidenciada sua importância na construção do saber e sucesso no aprendizado. ANTUNES (2003) trabalha essa temática e aponta algumas implicações pedagógicas para o ensino de gramática, das quais destacamos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (780.9 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com