TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação dos ecossistemas no limiar do milênio

Seminário: Avaliação dos ecossistemas no limiar do milênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação Ecossistêmica do Milênio (AEM) – estudo publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005 que avaliou os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente. Alertou a sociedade para a necessidade de conservação, manejo e uso sustentável dos ecossistemas e dos serviços ambientais. Sugeriu que esforços coordenados dos setores governamentais, empresariais e da sociedade civil precisam ser mobilizados para melhor proteger o capital natural.

Biodiversidade – variedade de patrimônio genético vivo no planeta Terra; ações para sua conservação e seu uso sustentável são a base para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Biosfera – soma de todos os ecossistemas.

Biota – organismos vivos que habitam um ecossistema.

Cadeia alimentar – transferência de energia entre espécies que habitam o mesmo ambiente, uma vez que se alimentam e servem de alimento umas às outras. Os "elos" dessa cadeia, também chamados de níveis tróficos, são os produtores, os consumidores e os decompositores. Os produtores servem de alimento aos consumidores, ao passo que os decompositores se alimentam de restos mortais de consumidores e produtores, transformando-os em elementos inorgânicos, que voltam ao solo para serem absorvidos pelos produtores, quando, então, se inicia novo ciclo. Exemplo: fruto → pássaro → gavião → decompositores. Nesse caso, o fruto é o produtor; o pássaro e o gavião são os consumidores; e os decompositores (bactérias e fungos) formam o último elo da cadeia.

Capital natural – conjunto de serviços ambientais oferecidos pelos ecossistemas, para suprir as necessidades de sobrevivência dos seres vivos.

Ciclos biogeoquímicos – juntamente com o fluxo de energia, constituem os fluxos na natureza que garantem o funcionamento equilibrado dos ecossistemas. São os movimentos cíclicos de elementos que constituem os seres vivos (bio) e o ambiente geofísico (geo); são elementos químicos movimentados do meio físico para os seres vivos e vice-versa. Esse processo permite a contínua renovação da vida no planeta Terra, por meio do reaproveitamento dos nutrientes e de sua posterior devolução à água, ao solo e ao ar. Exemplo: o ciclo da água de oceanos, rios e lagos, que evapora com o calor do sol, formando as nuvens, que devolvem a água à terra em forma de chuvas.

Ecossistemas – sistemas formados por seres bióticos e elementos abióticos que interagem entre si e com o meio. Exemplos: lago, floresta, rio e oceano.

Elementos abióticos – elementos não vivos que constituem um ecossistema. Exemplos: rochas, minerais, clima, luz solar e temperatura.

Fluxo de energia – juntamente com os ciclos biogeoquímicos, constituem os fluxos na natureza para garantir o funcionamento equilibrado dos ecossistemas. O fluxo de energia começa pela absorção da luz solar por meio da fotossíntese realizada pelos vegetais e chega ao ser humano por meio da cadeia alimentar.

Seres bióticos – organismos vivos que habitam determinado ecossistema. Exemplos: pessoas, plantas, animais e microrganismos animais e vegetais.

Serviços ambientais – serviços ou benefícios oferecidos pela natureza para suprir as necessidades de sobrevivência dos seres vivos. São quatro categorias: serviços de suporte, de provisão, reguladores e culturais. As três primeiras categorias afetam diretamente os seres humanos e a última dá suporte às demais. Serviços de suporte incluem: a) a ciclagem de nutrientes, isto é, a passagem de nutrientes do meio biótico para o abiótico e vice-versa; b) a produção de oxigênio; c) o sequestro de carbono (captura e armazenagem de gás carbônico para conter o efeito estufa); e d) a formação dos solos. Os serviços de provisão oferecem alimentos, água doce, madeira, fibras e combustível. Os serviços reguladores regulam o clima, as enchentes, a qualidade da água e controlam as doenças. Os serviços culturais referem-se a valores estéticos, espirituais, religiosos, educacionais e de lazer; contribuem para a manutenção da saúde mental.

http://www.alub.com.br/concursos/senado_adm.pdf

1

Notas: 1

Analise a figura a seguir. Ela representa os vários níveis tróficos.

Trata-se de um processo chamado:

Escolher uma resposta.

a. Biota.

b. Cadeia alimentar.

c. Biosfera.

d. Biodiversidade.

Resposta correta: Cadeia alimentar.

Comentário resposta correta: Parabéns! A figura representa os vários níveis tróficos, ou elos, da cadeia alimentar. Mostra a planta como produtor e os vários consumidores, fechando o ciclo com os decompositores.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

b. O Pantanal mato-grossense.

c. Uma aeronave brasileira.

d. O Rio Guaíba, em Porto Alegre.

Resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa incorreta. Nesse caso, uma aeronave brasileira.

Comentário resposta correta: Parabéns! Dentre as alternativas, a única que não se trata de ecossistema é a aeronave brasileira, porque ecossistema é um sistema formado por seres vivos e não vivos, ou seja, seres bióticos e abióticos, que interagem entre si e com o meio.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com