TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bintou

Trabalho Escolar: Bintou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

O Artigo Como Desenvolver a Capacidade de Aprender, de Vicente Martins, retrata a atitude de criar no aluno o estímulo de querer adquirir novos saberes, dando margem à construção de habilidades para uma melhor apreensão dos conhecimentos.

O Professor aborda que para uma formação discente mais autônoma é necessário que o professor ensine seu aluno a aprender, para que este, com o passar do tempo, desenvolva condições para superar aquele. Martins ressalta que é comum rotular a escola como local modelo de ensino-aprendizagem, educador como detentor do saber e que o educando pouco conhece ou de nada sabe. Mas, Vicente explicita que isto não é verdade, diante de que, faz-se importante para se ensinar, saber elaborar o conhecimento a ser transmitido, o qual ambas as partes não é possuidor exclusivo.

Vicente Martins enfatiza em seu Artigo a necessidade dos educadores conhecerem os diversos tipos de pedagogia, para que possam desenvolver as promissoras possibilidades do aluno aprender a aprender por seus próprios meios, permitindo que se reforce a proximidade entre professor-aluno. Para tanto, ainda é predominante as lacunas na formação dos docentes, o que reverte nas dificuldades enfrentadas por estes em como transmitir as informações e isto liga-se diretamente às dificuldades dos alunos em apreenderem os conhecimentos dados em sala de aula.

O Professor comenta que muitas escolas ainda são conservadoras e deixa de abordar temas irrelevantes para a formação prática do aluno, usando ainda das regras gramaticais para se desfazer das variantes lingüísticas que o educando traz de seu meio. Neste contexto, a participação da família é imprescindível, acompanhando e auxiliando na elaboração da proposta pedagógica, fazendo com que o aluno atenda às novas exigências da sociedade do conhecimento.

Por fim, o Mestre em Educação mostra que o professor é um mediador na aquisição do conhecimento, o qual está mais acessível nesta nova sociedade, graças às modernidades eletrônicas. Mas, infelizmente, devido à carênica econômica, muitos docentes, por não terem acesso à Internet, acabam transmitindo informações desatualizadas, invalidando sua eficácia em suas estratégias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com