TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trancças De Bintou

Ensaios: Trancças De Bintou. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  721 Visualizações

Gestão e negócios

Tema: Sustentabilidade.

A gestão e negócios sustentáveis, busca a coerência das ações aliadas à melhoria constante das práticas ambientais, sociais e de segurança.

Com este fundamento foi criada a associação Amor Peixe que produzem produtos de artesanato sustentável, feitos a partir de couro de peixe pela associação de mulheres, de Corumbá (MS), projeto apoiado pelo WWF-Brasil. O objetivo do projeto é promover a melhoria da quantidade de vida dos pescadores e de suas famílias, aliada à conservação dos recursos naturais pesqueiros, aquáticos e vegetais e à qualidade ambiental.

A associação foi criada em 2003, em Corumbá, cidade situada às margens do Rio Paraguai, no coração do Pantanal. Com criatividade, trabalho e dedicação, as artesãs transformaram o que antes ia para o lixo em belos produtos. O trabalho de reciclagem gera renda e reforça a identidade dessas mulheres pantaneiras.

Das mãos habilidosas das artesãs, o couro de peixe ganha formas e cores. O resultado são belos acessórios, como bolsas, carteiras, chaveiros, roupas, sandálias, brincos e outros acessórios. As matérias primas utilizadas são a pele de peixes (tilápia, pacu, piranha), palha de Buriti e tecidos naturais.

Nesses oito anos, o grupo enfrentou muitos desafios, mas aprendeu com as dificuldades a se reinventar, num constante processo de autoconhecimento e de superação. De três produtos iniciais – agenda, porta-moeda e porta-lápis – a Amor-Peixe evoluiu para 40 produtos de couro de peixe, oferecidos em catálogo, montado pela própria associação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com