TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioética

Ensaio: Bioética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Ensaio  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Portfólio Unidade 5 e 6

1- Relacione e analise os princípios gerais estabelecidos pela Bioética Moderna.

R. A Bioética é o estudo das ciências biológicas com a ciência humana. Possui 3 principios fundamentais que são: o respeito pelas pessoas, a beneficência e a justiça.

Em relação ao respeito pelas pessoas, todas devem se tratadas individualmente, ou seja, cada ser possui suas características físicas e psicológicas únicas, e que as escolhas do individuo devem ser respeitadas desde que não interfiram nos direitos de outras pessoas.

A beneficência inclui a obrigação de não denegrir ou fazer o mal ao outros para beneficio de alguém.

O principio da justiça defende os direitos e os deveres das pessoas.

2- Explique a relação da Bioética com a interdisciplinaridade.

R. A interdisciplinaridade é o compartilhamento de um assunto com todas disciplinas de um currículo, assim a Bioética é um elemento que abrange as ciências biológicas, humanas e exatas. Trabalhando esta questão no ambiente escolar, o professor dará a oportunidade aos estudantes de terem uma nova visão do conhecimento, do estudo e da vida.

Atividade Direito do Trabalho – Embriaguez no trabalho.

Segue abaixo o tema proposto para este fórum:

A embriaguez do empregado no ambiente de trabalho constitui justa causa para a rescisão do contrato de trabalho?

A empresa deve encaminhar o empregado para um tratamento, ou demiti-lo com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)?

Identifique as situações em que isso pode ocorrer e fundamente com a legislação vigente.

De acordo com o artigo 482, alínea “f” da CLT o empregado que se encontra embriagado tanto habitual (crônica) quanto ocasional (dentro do trabalho) gera falta grave tornando a quebra do contrato e dispensa por justa causa, pois o indivíduo poderia sofrer ou ocasionar algum acidente grave ou causar prejuízos para a empresa como, falha operacional e danos a máquinas e ferramentas.

Se o indivíduo se enquadra na embriaguez crônica, o empregador pode encaminhá-lo para um tratamento de recuperação de dependentes químicos ou afastá-lo até que se reabilite para retornar ao trabalho.

Se o indivíduo mostrar que está embriagado ocasionalmente mostrando que não se preocupa com o emprego, o empregador tem o direito de manda-lo embora por justa causa.

O empregador deve ficar atento, pois se mandar o empregado embora por justa causa, sem provas que ele é um doente ou um irresponsável e que sua presença seria um risco para a empresa, ele corre o risco de pagar indenização ou reaver o emprego do indivíduo perante a lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com