TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincando Também Se Aprende

Monografias: Brincando Também Se Aprende. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  783 Visualizações

Página 1 de 4

BRINDANDO TAMBÉM SE APRENDE

Introdução

Neste texto relato sobre a educação por meio de jogos educativos e dinâmicas, fazendo com que os alunos sintam praser de estudar e as aulas sejam mais interessantes e descontraidas.

Independentemente da época, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz-de-conta se confundem.

Também relato que o jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, os jogos também corresponder a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar, estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo ao surgimento de palavras, estimulando a observação e ao conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive.

O jogar é essencial para que a criança manifeste suas criatividades, utilizando suas potencialidades de maneira integral. Pois, somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu.

Desenvolvimento

Formar um cidadão construtor e construído é dar as orientações básicas de respeito e de condição social, é conscientizar, para isso, é fundamental a escrita, a leitura, a compreensão do mundo. Através da educação, os alunos vão conhecer os seus direitos, as suas obrigações e saber respeitar o próximo. Por isso devemos ensinar aos nossos alunos a serem cidadãos agentes transformadores perante á sociedade, pois, os frutos de suas ações remetem ao seu futuro. Para fazer com que nossos alunos aprendam e transmitem o conhecimento, devemos usar métodos de aprendizagens, que o estimulam ao querer estudar, como os jogos educativos e dinâmicas, os jogos servem como um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. Pois, muitas vezes a correria do dia-a-dia acaba afastando a criança dos estudos e não sente mais prazer pelo aprender, deixando espaço para o fracasso na aprendizagem, o brinquedo tem uma importante fundamento na promoção no desenvolvimento escolar, afinal, o brinquedo exerce uma enorme influência no desenvolvimento infantil.

A criança tem uma resistência à escola e ao ensino, porque acima de tudo ela não é um jogo e não é prazerosa. Ai está, se aplica-se dentro da sala de aula um jogo pedagógico com a intenção de provocar o aprendizagem, significaria em estimular a construção de um novo conhecimento e principalmente despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória, ou seja, o desenvolvimento de uma aptidão a capacidade cognitiva e apreciativa específica que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e que o ajude a construir conexões.

Quando uma criança exprime suas dificuldades para compreender, interpretar ou manejar algum conhecimento novo, os jogos pode colaborar para a realização das atividade, pois sem a criança perceber, ela vai estar articulando a aprendizagem e o desenvolvimento com a diciplina, isto é, ela vai está brincando e aprendendo ao mesmo tempo.

Investiga-se, pesquisa-se, propor-se e mediar-se situações de jogos em sala de aula, ocasionaria momentos de afetividade entre a criança e o aprender, tornando a aprendizagem formal mais significativa e prazerosa.

Os jogos educacionais permite que a criança explore a relação do corpo com o espaço, provoca possibilidades de deslocamento e velocidade, ou cria condições mentais para sair de enrascadas. Vai, então assimilando e gostando tanto, que tal movimento a faz buscar e viver diferentes atividades que passam a ser fundamental, não só no processo de desenvolvimento de sua personalidade e de seu caráter como, também, ao longo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com