TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Brincando Que Se Aprende

Pesquisas Acadêmicas: E Brincando Que Se Aprende. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

É brincando que se aprende

As crianças estão em constante desenvolvimento, e é responsabilidade da família e das instituições escolares contribuírem para o crescimento do educando. Tanto a família quanto a escola estão deixam a desejar quando o assunto é educar, pois não assumem verdadeiramente o seu papel na educação infantil, principalmente quando não respeita a especificidade do educando e o seu tempo de criança. Ambas cobram atitudes e comportamentos que a criança ainda não esta preparada para assumir, pois educamos não para a solidariedade e para a igualdade, mas para a competição, para o preconceito e para a hostilidade.

O Referencial Curricular Nacional para a educação infantil tem como objetivo mudar essa realidade educativa, subsidiando o trabalho dos profissionais da educação infantil e apoiando as instituições de ensino na implantação dessa política voltada para as crianças de zero a cinco anos. Os RCNs possuem um caráter instrumental e didático induzindo o professor à clareza de todos os eixos de trabalhos: Movimento, Música, Artes visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática. Todas essas disciplinas devem ser desenvolvidas de maneira integrada junto com as crianças, pois elas aprendem através de diferentes linguagens: brincado, falando, descobrindo e construindo, explorando o mundo, expressando-se através do corpo, do olhar e do desenho.

Devemos oferecer às nossas crianças, condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras advindas de situações pedagógicas intencionais e orientadas pelo educador. “É através das brincadeiras que a criança aprende, exercita suas habilidades, percebe (fascinada) coisas novas, digere medos e angustias, repete sem parar o que gosta, explora e pesquisa o que há de novo ao seu redor.” Maldonado, 2003

É fundamental tomar consciência de que a atividade lúdica infantil fornece informações elementares a respeito da criança: suas emoções, a forma como interage com seus pares, seu desenvolvimento físico moto, seu estágio de desenvolvimento, seu nível lingüístico, sua formação moral, conquistando gradativamente sua autonomia e aprendendo sobre si mesmo e o mundo ao seu redor. Há brinquedos que são desafios ao corpo, à sua força, habilidade, a ciência. E há brinquedos que são desafios à inteligência. Por isso a importância de brincar pedagogicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com