TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender Brincando Com A Matemática

Pesquisas Acadêmicas: Aprender Brincando Com A Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 10

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera – Uniderp

Elaine Cristina G. de Souza - RA: 290292

Érika Silva dos Santos - RA: 290317

Josiane Nates Terra - RA: 286799

Sueli Aparecida - RA: 116772

Suze Mara Andrello - RA: 301075

Aprender Brincando com a Matemática

Campo Grande MS

ABRIL/ 2012.

Elaine Cristina G. de Souza - RA: 290292

Érika Silva dos Santos - RA: 290317

Josiane Nates Terra - RA: 286799

Sueli Aparecida - RA: 116772

Suze Mara Andrello - RA: 301075

Aprender Brincando com a Matemática

A atividade prática supervisionada (ATPS) para melhor aperfeiçoamento favorecendo sua aprendizagem na vida acadêmica. Com a orientação da professora Tutora Presencial Aline Bueno Coco, e Tutor Professor a distancia Rodrigo Raiffer e a Professora Milene Bartolomei Silva.

Campo Grande MS

ABRIL/ 2012.

Nome do Projeto: Aprender Brincando com a Matemática

Publico Alvo: Crianças de 8 anos

Ano Escolaridade: 2º Ano do Ensino Fundamental.

Justificativa:

Este projeto tem fim de ensinar a matemática a desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, como sendo educadores devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do individuo com outras pessoas.

Objetivos

GERAL

● Buscar o desenvolvimento e o aprendizado prazeroso nas aulas de Matemática.

ESPECIFICO

● Contribuir para atenção e concentração

● Desenvolver a criatividade

● Raciocínio rápido e logico

● Resolver situações e desafios.

● Relacionamento entre alunos e professor

CRONOGRAMA

Dias da Semana Segunda Terça Quarta Quinta Sexta

Apresentação do Projeto X

Realização dos jogos. X X

Conclusão Geral dos alunos e professores. X

Apresentação dos resultados para os pais e direção geral da escola. X

Desenvolvimento:

O manuseio dos jogos didáticos motivou os alunos, a partir da possibilidade de uma ampla visão e facilitando o aprendizado e os conceitos matemáticos.

Mostrando-se completamente eficaz para o aluno e para professor dando autonomia e confiança para soluções não vivenciadas que foram encontradas nos jogo.

Durante a realização do projeto observa-se que a sala já obtém um bom relacionamento tanto entre os alunos quantos aos professores, desde á chega que são recebidos com atenção e de forma afetiva bem carinhosa.

Sempre ocorrendo explicações nas horas das mudanças seja qual for á orientação que for passada, tanto quando vai ser feito o uso do material didático quanto da louça branca, são explicadas de forma clara e objetiva, para que todos possam compreender e realizar o objetivo proposto em sala, tudo que vem ser trabalhado em sala já vem previamente registrado nos planos de aulas, onde que por algumas vezes são realizadas adaptações quando o objetivo do professor não é alcançado.

Os fatos da sala são todos relatados em uma ata, que por sua vez e utilizada em reuniões pedagógicas e familiares, devidamente onde os pais ou responsáveis são orientados e comunicados caso aja problemas que não possam ser solucionados em sala ou com orientação de coordenadores e diretores responsável pela instituição.

Este projeto terá seu inicio na segunda feira com a apresentação do projeto a ser desenvolvido para os alunos e equipe pedagógica da instituição escolhida para seu desenvolvimento, na terça feria e quarta feria serão realizadas as atividades lúdicas (jogos) com equipes de quatro alunos e em outros momentos como na utilização de materiais recicláveis com toda a turma, tendo um momento na quarta feira para conclusão em sala dos alunos e da equipe de professores envolvidos nas aulas lúdicas e sua finalização será na sexta feira com apresentação dos resultados e demonstração para os pais e direção geral da instituição como podemos educar, ensinar e transformar a matemática em um conteúdo dinâmico, afastando o preconceito e o mais temido “medo” nas aulas que são administradas a matéria.

Visamos utilizar a disciplina de matemática no segundo ano do ensino fundamental devido proporcionar o incentivo e o domínio afastando quais querem que sejam as duvidas e os “medos” que a criança poção desenvolver, tornado e facilitando o raciocínio lógico, para toda sua caminhada dentro e fora das escolas.

Nos jogos como dominós, pega varetas, memória será montado equipes de quatro alunos, onde todos deveram ler as regras dos jogos, fazer a analise do jogo e após isto feito se inicia o jogo com o jogador que menor tirar o numero no dado, este dado será entregue para cada equipe para compor o material utilizado no momento proposto. Porque do aluno que menor tirar o numero? Para mostra que os que consideramos inferior também têm suas vantagens, seus momentos e suas vitorias.

Já nos jogos de dama e quebra cabeças serão realizadas equipes de dois alunos, onde os mesmo não seriam os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com