TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Exames: É BRINCANDO QUE SE APRENDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO:

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

1.INTRODUÇÃO

Muitas são as discussões na atualidade sobre a função pedagógica do brincar, discussões essas que vêm exigindo uma reflexão mais profunda sobre a temática, sua aplicabilidade, bem como a formação do educador a fim de que o mesmo reveja suas práxis e ajude a desenvolver nas crianças as habilidades e conhecimentos necessários para o seu crescimento cognitivo, emocional e social.

Segundo Kishimoto (2005, p. 96) “As crianças ficam mais motivadas a usar a inteligência, pois querem jogar bem; sendo assim, esforçam-se para superar obstáculos, tanto cognitivos quanto emocionais. Estando mais motivadas durante o jogo, também ficam mais ativas mentalmente”.

A importância do lúdico para os processos de ensinar e aprender nos remete elaborar estratégias que possam auxiliar as crianças a melhorar seu desempenho escolar, que às vezes por algum motivo, não conseguiram em sala de aula adquirir os conhecimentos necessários para desenvolver-se plenamente, mas que através de atividades lúdicas podem alcançar melhoras em seu rendimento.

A inserção da criança na instituição da Educação Infantil representa uma das oportunidades dela ampliar os seus conhecimentos na sua nova fase de vida, ela vivencia aprendizagens inéditas que passam a compor seu universo, que envolve uma diversidade de relações e de atitudes; maneiras alternativas de comunicação entre as pessoas; o estabelecimento de regras e de limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transmitidos a elas.

A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.

O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.

O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).

2.DESENVOLVIMENTO

Jogar boliche é para as crianças uma atividade muito motivadora. Além da organização necessária, desde a formação das equipes, das garrafas e para a marcação dos pontos, a criança é estimulada em sua inteligência corporal na medida em que precisa controlar movimentos de pernas e braços, adequar a força do arremesso da bola e perceber distâncias entre elas e as garrafas e entre as garrafas.

Além do desenvolvimento do esquema corporal, o jogo de boliche estimula a percepção espacial, especialmente na Educação Infantil quando podemos associar o jogo a algum tipo de registro na forma de desenho. No entanto, o que pode ser enfatizado através desse jogo é a contagem e as noções de operações.

2.1 AULA PRÁTICA: BOLICHE

JUSTIFICATIVA

Encontramos no jogo de boliche uma maneira prazerosa de ensinar as crianças a contar, ter raciocínio lógico, direção, coordenação motora e equilíbrio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Aguçar a coordenação motora.

• Ativar o cérebro da criança, fazendo com que ela crie estratégias para seu melhor desempenho no jogo.

• Ensinar a criança noção de espaço.

PROCEDIMENTOS

• As crianças serão divididas em três equipes para a realização do jogo.

• Vamos utilizar 10 garrafas de refrigerante recicladas e decoradas e uma bola de papel feita pelas próprias crianças.

• O tempo estimado será de 35 minutos com crianças de 4 a 5 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com