TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca Aprender Brincando

Trabalho Escolar: Brinquedoteca Aprender Brincando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 2

Justificativa

A montagem de uma brinquedoteca visa contribuir para a melhoria do convívio social entre os alunos e desempenho da aprendizagem em sala de aula.

Além de ser um recurso didático atrativo e envolvente para as crianças, é um incentivo para aguçar a curiosidade e potencializar novas descobertas.

Objetivo

Facilitar o aprendizado fortalecendo a socialização, através de aulas diversificadas e espaços que favoreçam a ludicidade, a cooperação, autonomia, respeito às regras e criatividade.

Despertar o interesse dos alunos a participarem das aulas de forma ativa no processo de ensino-aprendizagem significativo.

Metodologias e estratégias de ações pedagógicas

Criação de uma brinquedoteca na escola com cantos temáticos, onde os alunos possam interagir e aprender brincando, além de facilitar a absorção e retenção do conteúdo introduzido em sala de aula.

Os professores deverão utilizar os cantos conforme necessidade de praticar a teoria aplicada em sala de aula e em momentos de descontração e divertimento.

Os cantos temáticos são:

Movimento: linguagem visual, gestual e de sentidos, conhecimento e exploração do corpo em atividades físicas e motoras, danças e expressões corporais.

Artes Visuais: teatro, desenhos livres, preparo de receitas de massas caseiras com corantes comestíveis, confecção de objetos com materiais recicláveis, contato e exploração de cores e texturas utilizando elementos da natureza, recorte, colagem, esculturas e montagem.

Música: uso de instrumentos musicais feitos de materiais recicláveis, iniciação a musicalidade, composição e interpretação musical, conhecimento e reconhecimento sonoro.

Linguagem oral e escrita: acervo com diversos materiais de leitura: histórias em quadrinhos, livros, jornais, revistas entre outros, rodas de conversa, narrativas, produção de texto, leitura de trava-línguas, parlendas e adivinhações.

Jogos e brincadeiras: xadrez, amarelinha, esconde-esconde, sudoku, jogos de tabuleiro, trilhas, dados, baralho, mímicas e álbum de figurinhas.

Sustentabilidade: incentivar e mostrar a importância de conservar o meio ambiente: utilização consciente da água, conscientização de como diferentes tipos de poluição podem ser prejudicais ao planeta (auditiva, visual, atmosférica e aquática), evitar queimadas e reciclagem.

Matemática: blocos lógicos, ábaco, sudoku, jogos de construção, quadrados mágicos, quebra-cabeça e banco imobiliário.

Faz de conta: fantoches, livros-vivos, teatro, fantasias e livros-brinquedos.

Avaliação

Contínua ao longo do ano letivo, através de relatórios, devolutivas em reuniões pedagógicas e resultados alcançados referentes ao desenvolvimento dos alunos. Envolve o desempenho, organização e planejamento dos professores, levando em consideração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com