TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Monografias: É BRINCANDO QUE SE APRENDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO NORMAL SUPERIOR – PEDAGOGIA

JUCELINA DE ALMEIDA RODRIGUES

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

RONDONÓPOLIS

2008

JUCELINA DE ALMEIDA RODRIGUES

É BRINCANDO QUE SE APRENDE

Trabalho apresentado ao Curso normal superior – Pedagogia da Unopar - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina.

Profº. Fábio Goulart de Andrade

Rondonópolis

2008

È BRINCANDO QUE SE APRENDE

Desde que nascemos estamos imersos num mundo cheio de linguagens. Nos quais estamos convivendo desde cedo com a linguagem matemática, são regras e normas que por si só acabam por adquirirem significados em um contexto vivenciado pela criança, como por exemplo: no número das casas de placas de carro, moto, números de telefone, entre outras funções.

A criança utiliza de esboços informais e com muita naturalidade organizam estes objetos que os cercam atribuindo-lhes critérios que os distinguem de outros.

“Tais estratégias, inicialmente, fugirão do entendimento e controle dos adultos, no entanto com a continuidade do processo de aprendizagem rumo ao desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático, não poderão dispensar intencionalidade e planejamento por parte do professor”. (Flávio Rodrigo, Unopar pg. 86).

É preciso investigar bem como respeitar essa maneira espontânea e informal da criança, permitir-lhe fazer relações mentais, bem como de organizar este pensamento com o espaço que a cerca.

Tais condições são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e consequentemente a autonomia da criança.

Na escola o professor pode organizar atividades que a ajudem neste crescimento e autonomia. Uma dessas brincadeiras poderia ser; música, brinquedos com números, onde o professor possa retratar por replicas telefones, maquina de calcular, relógios, carrinhos com placas numeradas.

Tal brincadeira fará com que a criança desde cedo comece a se familiarizar-se com o uso social do número. E ainda, são réplicas de brinquedos que fazem parte do cotidiano da criança, isso possibilitasse.

Ainda mais que a criança se interage ainda mais com o brinquedo e possa vivenciá-lo na sua real utilidade. A criança aprende desde cedo o valor social do número e ainda a valorização dos objetos em si, pois o professor pode trabalhar de forma interdisciplinar desenvolvendo na criança outras habilidades que são necessárias ao crescimento e a autonomia de nossas crianças.

“A estimulação cognitiva do raciocínio lógico contribuirá não só com a aprendizagem da matemática, mas com todas as outras áreas do conhecimento”. (Flavio Rodrigo-Unopar, pg.87.)

A educação é um fator determinante na formação do ser humano, à medida que a criança se desenvolve, evolui perceber-se a necessidade de ampliar os nossos comportamentos aprendidos e a educação tem papel fundamental nossa ampliação dos comportamentos que devemos aprender. Ao apropriar-se dos elementos da cultura de um povo, estamos favorecendo seu convívio dentro desta sociedade, dando a todas as condições de autonomia bem como de capacidade de escolha.

“À medida que o individuo cresce e se desenvolve, percebemos que ocorrem certas alterações em seu comportamento físico e motor.”

(Guarido&caldeira, pg.166)

É fato que tais comportamentos são específicos, bem como característicos de cada faixa etária. E para compreendermos tal evolução e ainda acompanharmos o desenvolvimento da criança, faz-se necessário compreender os aspectos que envolvem e fazem parte deste processo de desenvolvimento.

No decorrer do crescimento do desenvolvimento da criança, muitas são as influências que podem afetar o desenvolvimento da mesma, e ainda, afetando o seu comportamento em todas as áreas do desenvolvimento ao longo de toda a sua vida.

Velosco lembra que (1996, P.117):

[...] Brincando, a criança desenvolve suas capacidades físicas, verbais e intelectuais. Quando a criança não a brinca deixa de estimular, e até mesmo desenvolver suas capacidades inatas e pode vir a ser um adulto inseguro, medroso e agressivo. Já o usando brinca à vontade, tem maiores possibilidades de se tornar um adulto equilibrado, consciente e afetuoso.

Por isso o brincar é tão importante para o crescimento da criança, pois o brincar tem grande importância e transcende a relação social e cultural na qual a criança esta inserida.

Na etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com