TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES ENCAMINHADAS, RESUMIDAMENTE SOBRE  AS FASES DA DIVISÃO CELULAR O SIGNIFICADO

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

DIVISAO CELULAR

COMPLEMENTAR AS INFORMAÇÕES E EXPLICAÇÕES ENCAMINHADAS, RESUMIDAMENTE SOBRE  AS FASES DA DIVISÃO CELULAR O SIGNIFICADO DOS SEGUINTES TERMOS E SITUAÇÕES.

1-CELULAS HAPLOÍDE E CELULAS DIPLOÍDES

A classificação das células em diploides e haploides diz respeito ao conjunto cromossômico de cada uma. Células diploides apresentam dois conjuntos, e as haploides, somente um.

Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.

Nos animais, as células haploides formam apenas os gametas, mas, em outros organismos, como as algas do gênero Chlamydomona, observa-se a fase haploide durante grande parte do ciclo de vida.

Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos. A presença da metade de cromossomos nessas células garante que, após a fecundação, o número de cromossomos seja restabelecido.

Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.

As células diploides, na maioria dos animais, proliferam-se e formam um organismo multicelular. Isso quer dizer que todas as células do nosso corpo, com exceção dos gametas, apresentam 46 cromossomos. Em alguns organismos, no entanto, a fase diploide é apenas a do zigoto, como é o caso de algumas algas e leveduras.

2-DIVISÃO EQUACIONAL E DIVISÃO REDUCIONAL

Existem dois tipos de divisão, a mitose (equacional = cada célula-mãe produz duas células filhas geneticamente idênticas) e a meiose (reducional = cada célula-mãe produz quatro células filhas com metade do número de cromossomos).

Primeiramente, meiose é um tipo de divisão celular no qual uma célula sofre duas divisões contínuas gerando, ao final do processo, 4 células-filhas geneticamente diferentes e com metade do número de cromossomos da célula que as originou. Por causa disso é chamada de divisão reducional.

As diferenças entre a mitose na célula vegetal e na animal são a ocorrência da divisão sem centríolos (acêntrica ou anastral) e a ocorrência de uma divisão citoplasmática centrífuga (de dentro para fora), uma vez que é formado no meio da célula um polissacarídeo chamado peticina que separa as duas partes (lamela média).A mitose é uma divisão freqüente entre os organismos da Terra (as únicas células humanas que não realizam mitose são as musculares e as nervosas). Nos unicelulares, cabe a mitose a tarefa de reprodução e nos pluricelulares é utilizada na reparação de tecidos lesadas, na reposição de células mortas e no crescimento. Nos vegetais a mitose ocorre nas células da raiz, em constante crescimento.

3-



QUIASMA

Quiasma é um termo de origem grega cujo significado remete a uma estrutura disposta de maneira cruzada. Na biologia refere-se ao cruzamento de duas estruturas orgânicas. Indica o ponto em que duas cromátides idênticas se encontram no momento da meiose.

Pode-se dizer, por conseguinte, que o quiasma supõe o entrecruzamento de dois cromossomas que estejam em contato na meiose. ... No desenvolvimento da prófase, estes elementos são recombinados. É importante destacar que na meiose feminina se realiza um número maior de quiasmas do que na meiose masculina.

4-CROSSING-OVER?

Suponha dois genes responsáveis pela cor dos olhos e cabelos de um indivíduo. Para fins educativos, vamos chamar o primeiro gene de eye, o qual possui um alelo dominante representado por A, e um recessivo representado por a; e o segundo de hair, cujo alelo dominante é representado por B, e o recessivo por b. Um indivíduo heterozigoto em relação à estas características apresentaria, portanto, os alelos Aa e Bb, e a formação de de seus gametas sexuais pode ser influenciada por dois tipos de processo, de acordo com a localização destes alelos nos cromossomos homólogos (par de cromossomos que codificam as mesmas características). Suponha que os alelos A e a, e B e b, estejam em cromossomos diferentes (um cromossomo possui o alelo A e a, e o outro possui os alelos B e b). Como resultado desta organização, quatro diferentes combinações de alelos poderiam ser formadas (AB, Ab, ab, aB), de acordo com a 2ª Lei de Mendel (Lei da Segregação Independente), as quais resultariam de ordenação aleatória.

Como acontece

O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. Desta forma, cada cromossomo passa a ter um par de cromátides (N total = 4 cromátides e 2 pares de cromossomos homólogos), conhecidas como cromátides-irmãs. Uma das cromátides-irmãs do cromossomo 1 se entrelaça com uma das cromátides-irmãs de seu homólogo (cromossomo 2); neste momento, ocorre a quebra da região posterior das duas cromátides não-irmãs (uma cromátide de cada cromossomo), e a troca de material genético entre estas. O material genético recortado da cromátide do cromossomo 1 é ligado à cromátide do cromossomo 2, e vice-versa, aumentando o número de combinações de alelos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com