TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Dos Generos Textuais

Trabalho Universitário: Caracteristicas Dos Generos Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 5

Características dos gêneros textuais.

Conto:

Os contos vem por através do tempo desde a antiguidade até os dias atuais cultivando as narrativas históricas, seja ela de qualquer modalidade ( mistério, terror, aventura, ficção científica, suspense, moderno ou tradicional), sendo necessário estar atento aos critérios utilizados pelo autor/produtor de absorver a sua essência para compor a obra.ao longo dos anos o conto inovou-se tornando-se um agente de reflexões acerca das relações humanas e sociedade .observa-se então que o conto estabelece uma relação de plano real dos personagens e que ocorrem fatos comuns e a plana irreal em que acontecimentos estranhos e incompreensíveis tende a se manifestar.

“Um conto é uma narrativa curta não faz rodeios, vai direto ao assunto. No conto tudo importa cada palavra é uma pista em uma descrição, informações valiosas, cada adjetivo é insubstituível. Cada vírgula, cada ponto, cada espaço, tudo está cheio de significados [...]. André Fiorussi, in: Antônio de Alcântara Machado. et aliii. De conto em conto. São Paulo; Ática, 2003. P.103”

Características:

Enredo: Trata-se da organização da história ,seguir de uma lógica dos acontecimentos ;e mesmo se tratando de ficção é necessário que haja coerência para transmitir ao leitor a sensação de que seja possível acontecer .

Dentro do enredo algumas características são imprescindíveis:

 O conflito: Elemento que motiva o leitor /ouvinte a interagir e envolver-se om a história.

 Introdução: Fatos iniciais onde algumas apresentações de personagens são e repassadas de acordo com o período, tempo em que a história acontece.

 Compilação: Parte onde o enredo começa a se desenvolver.

 Clímax: Momento tão esperado da narrativa, apresentando maior tensão.

 Desfecho: Após passar por etapas tão importantes do desenvolvimento da história, o desfecho, enfim trata-se da resolução dos fatos apresentados, podendo haver um final surpreendente do leitor ou do ouvinte.

 Tempo: Contagem do acontecimento dos fatos sendo classificado das seguintes formas:

 Cronológica: marcam-se pela ordem natural dos acontecimentos, contados por meses, anos séculos.

 Psicológicos: trata-se de fugir da ordem natural das coisas, baseando-se em flash backs, emoções, recordações ou pela imaginação.

 O espaço: Lugar onde os fatos ocorrem, o físico como ruas, praças, sítios, fazendas etc, o psicológico refere-se as condições socioeconômicas, morais e psicológicas , tornando possível situa-la na época e no grupo em que se passa a história.

Fábula:

Fábula trata-se de uma narração figurativa, e tem como características habituais o uso de animais que possuem aspectos semelhantes aos humanos e é utilizada mais comumente em prosa e verso, trazendo sempre em seu enredo uma lição de moral. É possível utilizar-se de forma oral, dando origem a diversas versões, tornando importante focar-se em poucos princípios. A fábula é um gênero de texto muito versátil, possibilitando diversas abordagens, em a sala de aula pode ser utilizada como um instrumento que trabalhe valores morais de uma forma indireta.

História em quadrinhos.

Trata-se de uma narrativa por deter características como: espaço, tempo, personagens, enredo e sequência de ações, mas possuí uma característica própria de que o dialogo é exposto de forma direta representada em forma de balões, sendo que a linguagem não é verbal. O que se destaca são as imagens que causam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com