TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gêneros Textuais

Ensaios: Gêneros Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 3

Gênero textuais e suas características

GÊNEROS TEXTUAIS COMO PRÁTICAS SÓCIO-HISTÓRICAS.

Segundo Marcuschi os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social, portanto, são entidades sócio-discurssivas e formas de ação social em qualquer situação comunicativa.

Gênero Narrativos

A narração é um tipo de gênero literário que é dividido em Romance, Conto, Novela, Crônica, Fábula, Parábola, Lenda e outros. O principal objetivo de suas características é contar e narrar um fato, fazendo com que este fato sirva de informação, entretenimento e aprendizado, visando sempre o bem-estar do receptor, ou seja, leitor.

Gênero Descritivo

Tem como principais características a ação de descrever algo ou alguém, sendo considerado o ato de narrar, porém minuciosamente, visando sempre os mínimos detalhes, fazendo um retrato distinto e pessoal de alguém ou algo que viu. Para fazer uma boa descrição não é necessário que seja perfeita, pois ela varia de acordo com o grau de percepção de cada um.

Deve-se sempre descrever as cores, a altura, o comprimento, dimensões, características físicas e psicológicas, tempo, clima, vegetação, peso, textura, localização entre outros características

Gênero Dissertativo/Argumentativo

Dissertação é um texto que tem como principais características a defesa de ideias e de um ponto de vista do escritor. Para ter um bom texto dissertativo é necessário manter as mesmas características com três partes, sendo a primeira a introdução em que se apresenta a ideia ou até mesmo o ponto de vista que será defendido futuramente, depois verificamos o desenvolvimento e a argumentação em que se desenvolve o ponto de vista para assim tentar convencer o leito, por isso deve-se utilizar sempre argumentações sólidas com citação de exemplo e fornecimento de dados.

Independentemente dos tipos de gêneros textuais cada uma possui suas características, e é fundamental sabermos que todos eles são de extrema importância para a comunicação seja ela com quem for

Notícia

Em virtude de a notícia compor a categoria preconizada pelo ambiente jornalístico, caracteriza-se como uma narrativa técnica. Tal atribuição está condicionada principalmente à natureza linguística, pois diferente da linguagem literária, que, via de regra, revela traços de intensa subjetividade, a imparcialidade neste âmbito é a palavra de ordem.

Assim sendo, como a notícia pauta-se por relatar fatos condicionados ao interesse do público em geral, a linguagem necessariamente deverá ser clara, objetiva e precisa, isentando-se de quaisquer possibilidades que porventura tenderem a ocasionar múltiplas interpretações por parte do receptor.

O poema

O poema traduz-se como um gênero textual norteado por características específicas, cuja finalidade discursiva se pauta pelo despertar de sentimentos, pelo provocar de emoções.

Carta Comercial

Antes de delinearmos as características que perfazem este gênero circundante no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com