TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civil 2

Seminário: Civil 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Um texto argumentativo tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.

É constituído por um primeiro parágrafo curto, que deixe a ideia no ar, depois o desenvolvimento deve referir a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes e verdadeiros, e com exemplos claros. Deve também conter contra-argumentos, de forma a não permitir a meio da leitura que o leitor os faça. Por fim, deve ser concluído com um parágrafo que responda ao primeiro parágrafo, ou simplesmente com a ideia chave da opinião.

Geralmente apresenta uma estrutura organizada em três partes: a introdução, na qual é apresentada a ideia principal ou tese; o desenvolvimento, que fundamenta ou desenvolve a ideia principal; e a conclusão. Os argumentos utilizados para fundamentar a tese podem ser de diferentes tipos: exemplos, comparação, dados históricos, dados estatístico, pesquisas, causas socioeconômicas ou culturais, depoimentos - enfim tudo o que possa demonstrar o ponto de vista defendido pelo autor tem consistência. A conclusão pode apresentar uma possível solução/proposta ou uma síntese. Deve utilizar título que chame a atenção do leitor e utilizar variedade padrão de língua.

A linguagem utilizada normalmente é impessoal e objetiva.

5. Dissertar é debater, discutir, questionar...Temos liberdade de defender qualquer opinião, mas precisamos fundamentá-la, justificar, exemplificar, convencer, isto é: precisamos argumentar.

6. 1. Uma linha de seguimento para abordarum tema:• Comece fazendo um rascunho do seu texto (parágrafo-padrão ou redação)• Agrupe o seu texto seguindo a sequência:Interrogar o tema;Responder, com sua opinião (frase-núcleo);Apresentar o argumento básico (argumento principal);Apresentar argumentos auxiliares (pelo menos 3)Apresentar fato-exemplo.

7. Organização do pensamento lógicoPremissa (causa) então Conclusão (consequência) logo portanto assim por conseguinte consequentemente segue-se queA B entãoEx.:Tenho necessidade de expressar o que penso, então escrevo.

8. Organização do pensamento lógicoConclusão porque Causa uma vez que na medida que por motivo de por causa de tendo em vista que B A porqueEx.:Escrevo porque tenho necessidade de expressar meus pensamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com