TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência, Cultura e Sociedade

Por:   •  30/3/2015  •  Seminário  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

CIÊNCIA, CULTURA E SOCIEDADE

Questões sobre o documentário Gigantes da Engenharia

1- Os nomes dos telescópios apresentados, datas e localização são: Telescópio de Newton, construído em 1671, na Inglaterra; Telescópio de Parsons, construído em 1839, na Irlanda; Telescópio Hooker, de 1917, localizado no Observatório Monte Wilson, na Califórnia;  Telescópio Hale, inaugurado em 1948, em Monte Palomar, na Califórnia; Telescópio Bolshoi, instalado em 1970  nas montanhas do Cáucaso, no sul da Rússia; Telescópio Hubble, lançado em órbita em 1989 por um ônibus espacial e o Grande Telescópio Binocular, instalado em 2003, no Arizona.

2- O telescópio Hale é importante pois foi usado para comprovar uma teoria surgida no final dos anos 20, quando Edwin Hubble percebe que as estrelas parecem estar se distanciando umas das outras, isso sugere que o universo está se expandindo. Para isso, era necessário construir um telescópio bem maior. É quando começam a projetar o Hale, e o instalam longe das luzes da cidade que dificultam a visão. Ao observarem através dele, percebem que todas as estrelas estão se afastando de um único ponto, sendo assim, deduzem que em um dado momento, todo o universo esteve localizado em um único ponto, e através de uma grande explosão, foi expulsado para fora. Surgiu então a teoria do Big Bang, que perdura até os dias de hoje, sendo majoritariamente adotada até hoje para explicar a origem do Universo.

3- Para falar acerca da relação entre a Guerra Fria e o avanço tecnológico dos telescópios, pode-se dizer que os Estados Unidos e a União Soviética passaram por toda a Guerra Fria - que foi um conflito político-ideológico-, se preparando para um possível combate físico. Este período ficou marcado por grandes avanços tecnológicos e científicos, pois ambas potências investiram pesado em pesquisa e desenvolvimento de muitos equipamentos, para tentar se estabelecer como grande potência. Destaca-se a chamada Corrida Espacial, com o desenvolvimento de satélites e espaçonaves, e para isso contaram com o conhecimento adquirido através da observação do universo por meio dos telescópios, isto possibilitou ao homem viajar pelo espaço. Era uma espécie de competição entre os dois blocos hegemônicos para ver quem conseguia ir mais longe nesta batalha, e por conseguinte lançar-se a frente do outro.

Questões sobre o texto O Ovo Cósmico

  1. Minhas 10 palavras-chave são: Galáxia, aglomerados, nebulosas, vastidão, Andrômeda, extragaláctica, expansão, criação, superátomo e explosão.
  2. A Nebulosa de Andrômeda tem chamado a atenção da humanidade desde que um astrônomo árabe chamado al-Sufi notou um objeto pequeno que parecia uma estrela indistinta, em 964  d.C. Em 1612, Simon Marius, usando o recém inventado telescópio, redescobriu essa área, afirmando que ela parecia a luz de uma vela vista através de uma enormidade. Acreditava-se que a Andrômeda, como foi chamada, era apenas uma nuvem luminosa de gases e poeira na Via Láctea. Porém, em 1885, viu-se que a Andrômeda possuía estrelas individuais, e a princípio acreditou-se que ela fosse um aglomerado de estrelas na orla distante da Via Láctea, mas Edwin Hubble, que de fato foi pioneiro nos estudos sobre Andrômeda, constatou que ela era na verdade uma outra galáxia e que localizava-se bem distante da Via Láctea, adicionou ainda que milhares de outras nebulosas também são galáxias. Com isso, o mapa do universo precisou ser refeito, pois foi provado que a Via Láctea é apenas mais uma das mais de 100 bilhões de galáxias existentes no Universo, e ainda que é muito pequena em relação a outras já descobertas, ou seja, foi quebrado definitivamente o pensamento de que éramos o centro de tudo.
  3. A importância de Hubble nas Ciências do Universo é extremamente reconhecida pois foi ele que evidenciou a existência de outras galáxias além da nossa, além de estabelecer a constante de cálculo de afastamento e aproximação dos corpos, usada nos estudos sobre a Idade do Universo. Com isso, deduziu que se hoje o universo está em expansão, em um dado momento ele era um único ponto, abrindo caminho para o surgimento da teoria do Big Bang. Por suas enormes descobertas, teve o seu nome dado ao primeiro telescópio usado como primeiro dos grandes observatórios da NASA, que foi o telescópio que conseguiu capturar as imagens do espaço e que permitiu evidenciar as teorias propostas e suscitar novas dúvidas, por exemplo a de que existam outros sistemas planetares além do solar e até mesmo a composição química destes.

Questões sobre o vídeo "A história do universo em 18 minutos".

  1. A Segunda Lei da termodinâmica ou Lei da Entropia diz que a tendência geral do universo é que ele mova-se da ordem para a desordem, o que contradiz o progressivo aumento da complexidade do Universo, que, ao invés de com o passar do tempo desestruturar-se, conseguiu a partir da explosão de uma minúscula partícula concentrar e solidificar elementos da matéria de forma cada vez mais complexa e elaborada, como por exemplo a formação das galáxias, planetas e organismos vivos a partir destes fragmentos.

  1. É possível assumir que nós somos “poeira de estrelas” pois o Universo era formado por enormes nuvens de poeira cósmica, que carregavam os átomos de hidrogênio e hélio e que continham níveis altamente elevados de temperatura, o que fez com que houvesse uma fusão entre esses elementos, com consequente explosão e liberação de energia, dando origem a novos elementos químicos, com isso possibilitando a criação de elementos ainda mais complexos, como por exemplo,  as estrelas, planetas e os organismos vivos.

  1. A Terra é um local especial porque aqui têm-se uma diversidade riquíssima de elementos e materiais ainda não observados em outras partes do Universo, que permite a formação de objetos e organismos de grande complexidade, como por exemplo a presença de água, essencial ao ser humano, além de fatores como a distância entre ao Terra ao Sol, que também contribui para a vida na Terra.  

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com