TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão/ Coerência Textual

Casos: Coesão/ Coerência Textual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 3

Português

Coesão e coerência textuais:

● Coesão é a conexão estabelecida entre as partes de um texto. Coerência é a estruturação lógica das idéias apresentadas, pois o texto precisa ter sequência, precisa ter sentido.

● Coesão sequencial: se refere ao desenvolvimento textual propriamente dito. É aquela que se estabelece por meio de conectivos que ligam as frases e estabelecem uma relação de sentido entre elas. Já a coesão referencial, se refere aos termos que fazem alusão a algo já citado, para enfatizá-lo ou para repeti-lo.

Período simples e composto:

Abaixo, alguns conceitos para auxiliar nos estudos.

● Frase: É todo e qualquer enunciado que contenha em si um sentido. Ex: Fogo!

● Oração: enunciado que contém uma ação, um verbo, mais precisamente. Ex: Ele está a sua espera.

● Período simples: enunciado de sentido completo, que contém apenas uma ação verbal. Ex: O prédio está pegando fogo. (Apesar dos dois verbos, a acção verbal é uma só)

● Período composto: enunciado de sentido completo, que contém mais de uma ação verbal. Ex: Corram depressa e saiam pela direita.

● Período composto por subordinação: é formado por uma oração principal que, é completada com uma ou mais orações subordinadas. Ex: Quando eu voltar, farei o jantar.

● Período composto por coordenação: é formado por duas ou mais orações coordenadas, ou seja, que não possuem dependência entre elas.

● Locução verbal: expressão composta de dois ou mais verbos, ligados ou não por preposição.

● Predicativo verbal: é a ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto a predicação os verbos podem ser:

Verbo intransitivo: traz a idéia completa de ação, não necessita de outro termo para completar seu sentido. Ex: O avião caiu.

Verbo transitivo: vem acompanhado por complemento. O sentido do verbo transita, ou seja, segue adiante para adquirir ou completar o sentido. Ex: As crianças precisam de carinho. O verbo transitivo pode ser:

Direto: quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente. Ex: Nós escutamos nossa música favorita.

Indireto: quando o complemento vem ligado ao verbo por preposição.

Direto e Indireto: quando a ação contida no verbo, transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo. Ex: Ela contou tudo ao namorado.

Verbo de ligação: expressa estado, ligando as características ao sujeito, estabelecendo relação. Ex: Sandra é alegre (permanente) . Mamãe está bem (provisório)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com